Quantas vagas de estacionamento existem perto do Morumbi?

Vagas em um raio de 5km do estádio

Vagas em um raio de 5km do estádio

Depois de encontrar o projeto da cidade de Porto Alegre na internet, resolvi procurar mais o de São Paulo e acabei achando. Está no site da São Paulo Turismo e tem bastante informação.

Neste post vou falar um pouco sobre a questão de mobilidade, que é o tema da reunião do Comitê paulista que deve acontecer nesta semana. Fiquei com o assunto sobre estacionamento na cabeça, principalmente depois de ver o projeto de Porto Alegre. Me pareceu um absurdo colocar bolsões de estacionamento distante 2,5 quilômetros do Beira-Rio.  Como, aparentemente a Fifa aprovou, fiquei pensando o que tem na região do Morumbi.

Bom, nem precisou muito trabalho. Logo encontrei o que queria, já que comecei a pensar nas vagas dos locais próximos ao estádio.

Nesse projeto disponível do no site da São Paulo Turismo, fala-se em 4,8 mil vagas no edifício garagem a ser construído (recentemente tenho lido 3,8 mil vagas). Além disso, já existem 600 vagas dentro do estádio.

Dentro do raio de 1,5 km do estádio temos mais 9 mil vagas (sem considerar ao do prédio que deve ser construído). Essas vagas são divididas da seguinte forma:

Shop. Butantã – 2,4 mil vagas
Pão de Açúcar e Cobasi – 230 vagas
Morumbi Motor – 150 vagas
H. Albert Einstein – 3,48 mil vagas
Colégio P. Seguro – 900 vagas
Colégio M. de Cervantes – 500 vagas
Colégio S. Américo – 150 vagas
Igreja Mórmon – 200 vagas
Campo do Rebouças – 1 mil vagas

Existe um cálculo entre os especialistas em estádios que considera o número ideal de vagas deve será divisão da capacidade total do estádio por 4. Pelo projeto, o Morumbi terá 62.882 lugares, o que leva ao “número ideal” de 15.702 vagas. A soma das vagas citadas dá aproximadamente 13,5 mil. O que estaria muito próximo do “ideal”.

Além dessas vagas próximas ao estádio, existe um levantamento de vagas em um raio de 5 km do estádio. A idéia seria utilizar esses locais como ponto de saída para ônibus, vans e taxis. Neste raio, desconsiderando as que estão a 1,5 km, temos mais 33,5 mil vagas.

A SP Turismo também considerou os bolsões de estacionamento das estações de Metrô, que somam mais 6,31 mil vagas.

Bom, com esses números dá para chegar à conclusão de a parte de vagas de estacionamento não deve ser um grande problema para o Morumbi. Isso porque teremos o Metrô. Além disso, devido ao elevado número de turistas, muitos vão optar por outros meios de transportes, como taxis, vans e ônibus.

Para terminar, no projeto do Morumbi consta, em suas últimas páginas, uma cópia de uma lei e um decreto dos anos 60, assinados pelo prefeito Faria Lima, para a ampliação da praça Roberto Gomes Pedrosa, dentro dos padrões do projeto proposto pelo São Paulo.

Confira aqui o projeto em PDF (11 megas)

PS – Esse não é o projeto entregue à Fifa. É apenas uma versão resumida disponibilizada no site. E ainda não passou pelas novas alterações exigidas no começo de junho.

About these ads

3 Respostas

  1. Gabriel, antes de tudo: meus parabéns, ótimo site e com informações de fato muito uteis. Espero que continue nesse trabalho e desejo-lhe muito sucesso, tanto aqui quanto em sua carreira.

    Esse pdf da spturismo é algo de muito valioso tambem, muito bem detalhado, pena que agora nao muito atual, depois das mudanças pedidas pela FIFA.

    alias, ja nao estaria em parte atualizado? Vi por cima que um setor vip da FIFA já está no anel superior. Coisa que no projeto antigo nao estava, era no inferior. Não?

    Enfim.. muito obrigado por ter me apresentado seu trabalho. Virei visitar sempre que possível. E linkarei ao meu blog, certamente.

    Abraços, até a proxima.

  2. Oi Gabriel,

    não tinha visto antes de onde eram essas vagas no entorno do Morumbi. Agora que vejo como é crítico. Você não pode contar com estacionamentos de outros lugares para uso do estádio! Pode até ser que parcerias entre o pão de açúcar, campo rebouças, igreja e colégios dê certo para a Copa e TALVEZ em dias de jogo. Mas não há o menor cabimento isso com o Hospital!!! O que está sugerindo é que em dias de jogo, os parentes e doentes não poderão ter carro no estacionamento do maior e melhor hospital de São Paulo??? O shopping dificilmente abrirá mão também, a não ser que seja feita uma parceria que faça com que o lucro do shopping seja maior do que o que um cliente geralmente gasta com estacionamento E compras. Além disso, o shopping não pode fechar para livrar o estacionamento para o Morumbi, principalmente em dias de jogos nacionais.

    imaginava que essas vagas eram de estacionamentos aberto a público pela região, não com esses usos privados e exigidos por lei. A do hospital e shopping é regulamentada por Lei pela pura necessidade. Cerca de uns 90% de frequentadores de shoppings vão até lá de carro!

    Meu trabalho de conclusão de curso era um estádio no terreno em Itaquera, é um caso a parte, tenho meus argumentos, mas isso não vem ao caso. Lá, eu não podia nem pensar em usar o estacionamento do shopping itaquera que estava em projeto na época. Sem chances. Não pode! É “fazer cortesia com chapéu alheio”!!!
    Bom.. esses são meus argumentos.

    Parabéns pelo blog, você também. Legal ver cada um se virando pra defender suas opiniões. Vou continuar dando uma olhada por aqui sempre que der.

    • Vou responder aqui e também em seu blog.

      De fato é uma idéia totalmente absurda usar qualquer vaga do hospital. Por mais que haja a disponibilidade, o plano de mobilidade para o estádio do Morumbi na Copa não pode contar com essa possibilidade. Mesmo assim temos um bom número de vagas só excluindo a do Einstein (10 mil vagas, o que dá para 40 mil torcedores).

      O fato que é que existem dois tipos de planejamentos que precisam ser feitos. Um deles é visando a Copa do Mundo. Esse até eu acho fácil. Apesar de ser em junho, é quase certo que as escolas adiantarão as férias escolares, para ajudar no trânsito. Com isso as áreas das escolas poderiam ser utilizadas. Além disso, existe uma restrição de comércio na região do entorno do estádio que é imposta pela Fifa.

      Não sei se o shopping Butantã entra nessa área. Se entrar, ele não tem prejuízo nenhum. Caso não entre, ainda poderá lucrar com o público freqüentando o shopping. Vale lembrar que o Butantã é bastante modesto. Em dias de jogos no Morumbi, o shopping fica cheio de torcedores, que vão mais cedo, param o carro (nestes dias é cobrado o estacionamento), passeiam por lá e muitos acabam consumindo.

      Além do metrô, temos na Avenida Francisco Morato um corredor de ônibus. Na época da Copa, podem ser colocados esses ônibus biarticulados fazendo uma linha expressa até a Avenida Paulista, por exemplo. Cada ônibus desse leva cerca de 270 pessoas, o que é relativamente pouco, mas é uma alternativa. 20 ônibus já levam 5,4 mil pessoas.

      Uma das vantagens de se ter tantos bolsões de estacionamento é a forma de escoar os carros. Cada um se localiza para uma das avenidas, e isso pode ser bom.

      Mas temos que pensar também em jogos comuns, show e outros eventos que não são da Copa do Mundo. Ai está o grande problema, já que as áreas de estacionamento citadas não poderão ser utilizadas. Neste caso, as 4,5 mil vagas que o estádio terá ficam insuficientes. O interessante seria aproveitar a Copa para criar uma cultura de transporte público. A estação do Metrô terá uma capacidade para quase 80 mil passageiros por dia (levando em consideração que ela funciona 20 horas por dia, dá uma média 4 mil pessoas por hora). Se sair um ônibus biarticulado a cada três minutos, tem como escoar mais 5,4 mil em uma hora. Dá quase 10 mil pessoas, o que é pouco.

      Também seria legal criar linhas de ônibus executivos, que sairiam de pontos estratégicos até bolsões de estacionamento de ônibus. Mas é a tal história da cultura do carro. Mesmo se o Morumbi tivesse 100 mil vagas bem espalhadas, ia ter gente preferindo parar na rua para pagar menos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: