Projeto de Porto Alegre para 2014

Tive a curiosidade de pesquisar na internet um pouco sobre os projetos de outras cidades para a Copa de 2014. Para ter uma idéia dos problemas apontados em São Paulo e ver como está nas outras sedes.

Infelizmente o material disponível na internet é mínimo. O que mais me chamou a atenção foi o de Porto Alegre. Nele fica claro que há uma exigência da Fifa para restringir a circulação de veículos particulares em um raio de 2 quilômetros do estádio.

A capital gaúcha tem uma vantagem em relação a outras sedes por ter seu estádio na beira de um rio. Isso acaba limitando o impacto da restrição de circulação. Como dá para ver nas imagens publicadas aqui, existe uma grande área verde ao lado do estádio. No entanto, trata-se de um parque da Marinha, então pouco poderá ser mudado ai.

O que mais me chamou a atenção foi o local determinado para os bolsões de estacionamento. Em linha reta, a distância para o Beira-Rio é de mais de 2,5 quilômetros.  Pelo que deu para entender, parte do público será transportada de barco e outra parte por ônibus. Existirá a possibilidades de bicicletas e até mesmo via aérea (que neste caso deve ser helicópteros para autoridades). Agora, por via terrestre, a distância para o estádio pode chegar até 3,5 quilômetros.

Um ponto interessante é que a distancia do estádio Olímpico, do Grêmio, para o Beira-Rio, é pouco mais de 2 quilômetros. Isso quer dizer que o estádio rival poderá servir de estacionamento para quem for ao Beira-Rio.

O que me causa estranheza é o essa limitação de circulação. Por exemplo, se não pode entrar de carro dentro da área do estádio, como fica quem projeta estacionamento ao lado do estádio? Imagino que quem tenha ingresso consiga entrar nessa região, com o carro e entre no estacionamento que já estará previamente pago.

Quem quiser, pode ver o projeto completo da cidade:

http://www.estado.rs.gov.br/portoalegre2014/copapoa2014-08.pdf

Atualização: O projeto do Inter é sem dúvidas um dos melhores. Depois de ver o vídeo no site do Inter vi que existe o projeto para 2 estacionamentos ao lado do estádio. Um de 2 mil vagas e outro de 3,5 mil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: