Conheça o Expansão SP

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Como ficará o mapa de linhas do transporte público paulista com o Expansão SP

Quando as pessoas discutem qual deverá ser o local da abertura da Copa do Mundo pensam que é só o projeto do estádio que será analisado pela Fifa e se esquecem da infraestrutura das cidades de dos estados envolvidos na “disputa”. Cada dia que passa estou mais certo que não existe nenhuma disputa e que cidade de São Paulo já é a escolhida. Investimento em transporte público é melhora efetiva do transito e da mobilidade. Isso mostra que não é só de investimento em avenidas para carros que vive o estado.

Para se ter uma idéia, o governo do estado de São Paulo está investindo R$ 20 bilhões no Projeto Expansão São Paulo até 2010. Não estou falando de um projeto, que está no papel e que talvez seja realizado. Estou falando de uma realidade. E estou falando dos investimentos ATÉ 2010. Depois, teremos mais algumas dezenas de bilhões até 2014 e também até 2020. Ou seja, é um trabalho que está sendo feito com horizonte nas necessidades da população e não para atender o que a Fifa quer.

Segue o que diz o site da Secretaria de Transportes Metropolitanos:

“Expansão SP é o maior projeto de transporte público já realizado no Brasil. Até 2010, o governo do Estado de São Paulo investirá R$ 20 bilhões no Metrô, na CPTM e na EMTU/SP. Um dos principais objetivos é quadruplicar a rede sobre trilhos com qualidade de metrô, dos atuais 61,3 km para 240 km, uma antiga reivindicação da população”.

Na verdade, não existe tanta mágica nisso tudo. Boa parte deste salto está na interligação das linhas dos trens da CPTM, do Metrô e também dos ônibus intermunicipais da EMTU. Mas, o governo investe na modernização da frota, comprando novos trens e reformando os antigos. As obras não se resumem só à região da capital. Elas vão atingir também a região de Campinas e da Baixada Santista.

Ao todo, já foram adquiridos 107 novos trens – 60 trens para a CPTM e 47 para o Metrô – distribuídos da seguinte forma:

CPTM: 12 para a Linha 9-Esmeralda (já em operação); 20 para a Linha 7-Rubi; 20 para a Linha 10-Turquesa; e mais 8 para a Linha 9-Esmeralda.

Metrô: 16 trens para a Linha 2-Verde; 10 para a Linha 3-Vermelha; 7 para a Linha 1-Azul; e 14 para a 1ª fase da Linha 4-Amarela.

Expansão SP ainda prevê a aquisição de mais trens, além dos 107 já confirmados. A CPTM colocou em licitação a execução de uma parceria público-privada – PPP para a fabricação de 24 trens novos e modernização de 12 (trens série 5.000) que renovarão a frota da Linha 8-Diamante. A empresa também teve aprovado, pelo governo federal, empréstimo junto ao BID de R$ 113 milhões para a aquisição de outras 9 composições para o Expresso Leste (Linha 11-Coral), além da modernização da linha. Já o Metrô realizará uma licitação para a compra de 26 trens para a Linha 5-Lilás. Ainda estão previstos mais 15 trens para a 2ª fase da Linha 4-Amarela e 4 para o futuro trecho entre Vila Prudente e Oratório.

Além disso, a CPTM já entregou 28 trens reformados à população. O Metrô também prepara a contratação da reforma de 98 trens: 51 para a Linha 1-Azul e 47 para a Linha 3-Vermelha; desses, 8 serão entregues até 2010.

ps. Não sou eleitor do Serra e não é opção de voto meu para as eleições presidenciais em 2010. Quem mora em São Paulo pode ver a enxurrada de propagandas que passam na TV sobre essas obras. Elas são de fato grandiosas e a entrega até o ano que vem terá uma grande projeção para a candidatura do governador.

Hotsite do Expansão SP

3 Respostas

  1. Nem precisava da nota final sobre o Serra, afinal a situacao estadual só está tão boa, que possibilite tudo isso, tambem por causa do governo federal.. enfim, elas por elas. Deixando a politica de lado, 240 km de metro/trem é um sonho.

  2. A empresa responsável pelo sistema ferroviário metropolitano tem na sigla, CPTM, a medida exata do seu desempenho: Conforto? Pouco. Transtornos, Muitos!
    A direção da CPTM se preocupa em saber como se sente um usuário quando ele é informado pelo sistema de som que trem estacionado na plataforma X não presta serviço!
    E o que dizer dos modernos trens com 50 anos de uso, maquiados e que trafegam à fantástica velocidade de 50 km/h, na descida!

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