Painel FC – Folha de S. Paulo 27/7

lgo-fsp-430x50-ffffff (1)

Essas notas que você acabou de ler do Painel FC desta segunda-feira (27) são bastante interessantes. Por um lado, mostra que existe uma preocupação com o que será feito com o estádio após a Copa do Mundo de 2014. Por outro lado, o que será feito caso as cidades não comprovem a viabilidade do estádio pós-2014? Certamente não vão perder o posto de sedes.

Uma resposta para a minha pergunta é essa chamada “baixada de bola” que as cidades podem receber. Tipo, para que Manaus tem de investir R$ 600 milhões? Para que um quarto estádio em Recife para três times? Quem vai jogar no estádio de Cuiabá? E no de Brasília e de Natal?

Daí sim, conforme as orientações do Governo Federal, os projetos serão mais modestos de dentro da realidade brasileira.

Realidade e fantasia

O comitê organizador da Copa-2014 vai exigir que as cidades-sedes apresentem até setembro seus planos de como utilizarão seus estádios após o Mundial. É uma iniciativa para coibir elefantes brancos. Autoridades acreditam que muitos projetos não terão suas capacidades preenchidas regularmente após a Copa. O temor é acentuado especialmente em cidades que não contam com times na elite nacional. O estudo será confrontado com seus projetos arquitetônicos por especialistas que irão conferir se ambos “batem”.
Procedimento oficial. Caso haja discrepâncias, as cidades-sedes serão orientadas a “baixar a bola”. Dirigentes creem que não haverá resistência, já que ninguém irá querer ficar com um “mico”.

Precaução. Dirigentes ligados à CBF justificam a exigência com o argumento de que os investidores não verão receitas dos estádios durante a Copa, mas antes e depois. O estudo diminuiria o risco de decepções ou até mesmo ameaças de desistências.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: