Expresso Aeroporto

Mapa da linha do Expresso Aeroporto

Mapa da linha do Expresso Aeroporto

Nesta semana foi divulgada uma notícia que o Ministério Público conseguiu na Justiça a paralisação das obras do Expresso Aeroporto e do Trem de Guarulhos por questões ambientais. O governo nega que exista este problema e irá recorrer. O fato é que as obras ainda não começaram, já que a licitação será na segunda metade de agosto.

Essa talvez seja uma das obras mais importantes com o horizonte na Copa de 2014. Em pouco tempo, um turista que chegar em Cumbica poderá estar na região da Avenida Paulista, já que o desembarque será na Estação Luz, de onde sairá a Linha 4 Amarela.

Vou aproveitar esse post para falar sobre o Expresso Aeroporto.

A linha será implantada aproveitando uma faixa já existente da linha da CPTM, no entanto, será uma via nova e exclusiva, que deve somar 28,1 quilômetros de extensão com duas estações (uma na área central de São Paulo e outra no Aeroporto).

Em um primeiro momento, o intervalo entre os trens será de 15 minutos, sendo que cairá para 10 minutos quando o projeto estiver totalmente terminado.

No total do traçado da linha do Expresso Aeroporto, 14 km serão em superfície, 8,8 km em elevados e 5,5 km em túneis, incluindo o cruzamento da área central de São Paulo.

Uma das propostas é que as estações funcionem como Terminais Remotos Aeroportuários com plataformas exclusivas e balcões das companhias aéreas onde poderá ser realizado o “check-in” de passageiros, com entrega de cartão de embarque e despacho de bagagens.

O Expresso Aeroporto ofertará inicialmente seis trens de oito carros, em intervalos de 15 minutos, com capacidade para 2.400 passageiros/hora. No futuro, considerando o crescimento da demanda, a capacidade total será de 3.600 passageiros/hora.

Na pesquisa de agora eu não achei a parte que fala dos valores para as tarifas. Pelo que me lembre, ficou determinado que o valor seria na casa dos R$ 35. Ficando um pouco mais caro que o serviço de ônibus executivo, mas muito mais barato que ir de taxi. A grande vantagem será a possibilidade de já realizar o check-in no embarque do trem.

Nos próximos dias, falarei de outros importantes projetos de infraestrtura da cidade de São Paulo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: