Desenho projeto do Morumbi – Site Oficial

cartum14peq

O São Paulo divulgou na noite desta sexta-feira uma ilustração do Morumbi e entorno feita pelo cartunista Gepp com base no projeto para 2014. Antes que alguns digam que não gostaram, vale ressaltar que é uma perspectiva, um desenho, uma espécie de “caricatura”. Falo principalmente pela parte da cobertura, que nem ainda está definida.

Só que tem muita coisa interessante. Por exemplo, toda a área do clube será para os VIPs, patrocinadores e dirigentes da Fifa. Sendo que essa área é de 30 mil metros quadrados.  Dá para ver também que, assim como eu já havia dito, o estacionamento do colégio ao lado do estádio será utilizado. obs. O amigo Michael Serra chamou a atenção que a área da Fifa é a demarcada em roxo, ou seja, quase todo o clube.

Como já era previsto também, o edifico garagem que existe atualmente no estádio será para o público VIP, o que já atende uma das exigências da Fifa.Também dá para ver que o espaço para os caminhões de televisão será na praça em frente ao Morumbi, no mesmo local onde será construído o estacionamento para 3,6 mil carros.

Pelo que deu para entender, haverá uma redação para jornalistas também na área da praça. Não sei se o que dá para ver é uma passarela para o estádio, ou se é só a rampa de acesso dos caminhões.

Clique aqui para ver a imagem completa no site do São Paulo.

9 Respostas

  1. o desenho ficou bem massa. Sobre o complexo social do spfc usado pela fifa, pela demarcação em roxo é só parte do complexo, até a metade das piscinas, deixando as quadras e ginásios de fora.

    • Tem razão. Mas é uma grande área mesmo assim. Deixa uma parte pequena do clube para uso dos sócios, que certamente não terão acesso ao clube em dia de jogos da Copa.

  2. É uma ilustração do antigo projeto.

    O Ruy Ohtake, arquiteto do Morumbi 2014, já disse que a nova cobertura não terá pilares e ainda nem foi escolhida a nova cobertura.

    Ou, talvez, quem sabe pode ser uma resposta o Morumbi para as exigências da FIFA, mas sem dar uma perspectiva estética do estádio, já que a mesma ainda nem foi escolhida.

    Qualquer coisa, para confirmar, é só ir no Copa2014.org e ver a entrevista do mesmo.

    Grato.

    OBS : Sou moderador da Comunidade da Copa 2014 no Orkut. Se puder ajudar em algo, estou a disposição.

    • Eu sempre que possivel estou lá. E tenho certeza que é só do ponto de vista estético. Como o próprio Ruy Ohtake já disse que a cobertura não tá definida.

  3. Ou seja o clube não será para quem ele deve ser: seus torcedores, e mesmo após a Copa muitos deles estarão alijados do uso de nossa nova casa, sendo os vips e o pessoal do camarote coorporativos que de receberão toda a atenção dessa diretoria que está transformando o clube para apenas alguns endinheirados e bem influentes.
    Só tenho a lamentar

    • Não é isso não. O clube não é dos torcedores. O clube é dos sócios. Por “perder” o clube por um determinado período (quem usa a piscina em junho/julho?), eles vão ganhar uma nova estrutura, toda a área de hospitalidade será feita dentro do estádio.

      Uma das conversas que a Fifa teve com o São Paulo e em outros estádios é sobre as áreas do entorno. Como as exigências da Fifa são para jogos muito grandes, depois que acabar a Copa, não vai precisar manter estes locais. Por isso são soluções temporárias. E assim funcionou durante outras Copas.

      Sobre dar preferências para VIP, se o SPFC tivesse essa real intenção, o clube teria feito um programa de ST como do Inter, que alija o torcedor ocasional, os novos torcedores ou turistas dos jogos. O SPFC sabe que precisa mesclar, que uma parte do estádio será sim de VIP e VVIP, já que dão um retorno financeiro grande, mas nao esquecerá dos mais comuns. Só que o preço do ingresso tende a aumentar. Cada vez mais.

  4. Mas os torcedores ocasionais e os turistas tem mais é que serem alijados mesmo de um campo de futebol, em nada eles ajudam o clube indo de nunca em nunca nos estádios.
    Cara seu blog é muito bem escrito, estruturado e tudo mais, mas não compartilho de seu ponto de vista sobre a realização da Copa do Mundo no Brasil. Nem entrarei no mérito de questões como desvio de verbas, o triste legado e questões de natureza semelhante, irei mencionar apenas que a realização da Copa em terras tupiniquins, significará para o futebol brasileiro uma elitização que fará o mesmo perder ainda mais sua aura popular, tirando daqueles que sempre estiveram ao lado do seu time, não apenas nos momentos decisivos e de bonanza, para entregar de bandeja nas mãos de consumidores e não torcedores, que não hesitarão em abandonar o clube num momento de crise ou dificuldade maior, pois a relação que esta gente tem com o futebol não é uma relação de amor, mas sim uma relação descartável baseada em preceitos comerciais.
    Vide o pessoal que frequenta o Santo Paulo Bar, e o pessoal que frequentará a futura academia que o São Paulo pretende abrir atrás do gol das arquibancadas laranja, extinguindo a geral, local historicamente frequentado pelos menos favorecidas financeiramente.
    Abraço

    • Bom, neste caso temos pontos de vistas totalmente diferentes. Somente com torcedores-consumidores é que o futebol brasileiro poderá se estruturar para depender cada vez menos das verbas de transferência de jogadores.

      Se você analisar hoje, as principais equipes do Brasil dependem cada vez menos destes recursos. Hoje as verbas de televisão são maiores, as vendas de produtos oficiais não param de crescer. Um clube mais fortalecido só aceita ofertas maiores por seus jogadores. Vale lembrar que em 93 o Raí foi vendido por algo entorno de US$ 1 milhão. Hoje esse valor você nao vende nenhum jogador.

      No caso específico do São Paulo, o torcedor abandona o clube em má fase, mesmo com os ingressos sendo mais “acessíveis”. Eu sei bem o que falo. Neste ano fui em praticamente todos os jogos do Morumbi, deixando de ir somente em duas ocasiões. E vejo constantemente o estádio com menos de 10 mil pessoas, que pagam em média 25 reais. Você não acha que se você oferecer conforto, segurança e bons serviços (estacioanmento, lugares marcados, etc) você poderá cobrar 35, 50 reais e que mesmo assim terá o mesmo público? Eu acredito que teremos até mais… Com o tempo, os torcedores que querem paz poderão ir ao estádio. São pessoas que gastarão mais no estádio, vão gerar mais renda para o clube. Com mais renda, teremos melhores jogadores, salários mais altos…etc.

      E dentro disso tudo, o São Paulo sabe que precisa também dos torcedores com menos dinheiro. Vai ter sempre um setor para eles.

      Sobre a academia da geral laranja.. acho que se a gente fizer um levantamento dos últimos 10 anos, o setor não foi usado mais de 20 vezes. E uma academia é diferente de um bar ou de uma loja do clube. Na loja só vai quem vai comprar produtos oficiais, no bar vai o torcedor fanático, que no maximo leva mulher e amigos. Mas, uma academia vai atrair um público, com muito dinheiro, que mora na região e não tem nada relacionado com o futebol. Podem torcer para outros clubes ou não gostar nem do esporte. Mas estarão ali, gerando receitas para o clube.

  5. Concordo com o que disse o Miguel.
    Engraçado que na época do Rai, quando o futebol era menos moderno,onde não havia um “apartheid” nas bilheterias, nós sofriamos menos com a venda de jogadores.
    Hoje a dependência da venda de atletas é vital para a sobrevivência dos clubes, vc pode abrir uma danceteria, uma pista de boliche, o caralho a quatro que for no Morumbi, mas se não vendermos jogadores literalmente fudeu. E de nada adiantará dar conforto e segurança para as pessoas se o envolvimento que elas tiverem com o futebol não for de um comprometimento verdadeiro; portanto soa como ridículo esperar de pessoas que nada tem a ver com o clube, e nem de futebol gostarem, ajudarem o clube financeiramente, menos ainda se o mesmo está disposto a malhar ou a comer um sanduíche no lugar que era para ele torcendo.
    Mesmo tendo pontos de vista diferentes, vosso blog é bem interessante

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: