Painel FC – Folha de S. Paulo – 13/8

arena das dunas

Arena das Dunas, Natal (RN)

Mais uma do BNDES para abrir a quinta-feira. Saiu na Folha de S. Paulo, mais uma vez na coluna Painel FC. Ela fala sobre um suposto movimento das cidades-sedes da Copa de 2014 em buscar um tipo de empréstimo diferente no BNDES, que passariam a ser pagos somente depois de 2014 e teria os estádios como parte de garantia.

Em um primeiro momento, a idéia parece bastante absurda, pelo favorecimento dos envolvidos. Mas, vale lembrar que apenas três sedes são de clubes e não pertencem ao poder público. Os clubes seriam os maiores beneficiados caso isso seja aprovado e causaria uma certa polêmica, além de uma “ciumeira”.

Essa á uma alternativa que precisa ser estudada. Caso as cidades não consigam recursos na iniciativa privada para financiar suas obras, alguma coisa precisa ser feita. Não estou sugerindo o uso de recursos públicos diretamente, mas é importante viabilizar a Copa. O retorno financeira para a cidade, como é comprado com a Fórmula 1 em São Paulo, é alto. Talvez valia a pena.

Segue a nota

Sugestão

Cidades-sedes da Copa-14 querem propor ao BNDES algumas características especiais no financiamento, como carência até 2014 e garantia evolutiva: começar a pagar só no ano do Mundial e oferecer os estádios, quando já prontos, como garantia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: