Portal da Copa pisa na bola…

Caio Luiz de Carvalho da SP Turismo

Caio Luiz de Carvalho da SP Turismo

Eu que acompanho diariamente o noticiário em sites e jornais sobre a Copa do Mundo já notei uma certa tendência do Portal da Copa de dar notícias negativas sobre o Morumbi. São pequenas coisas, como noticiar um fato negativo e depois não noticiar o desenrolar da história, como foi o caso da reunião como BNDES.

No fim do dia dessa sexta-feira surgiu mais uma amostra disso. Claro, preciso reconhecer que horas antes foi publicada uma matéria bastante positiva sobre o Morumbi. E o acontecido nesta tarde, é muito mais contra a cidade de São Paulo do que contra o estádio escolhido. Acredito que tenha sido na base da inocência, ou inexperiência , e não má fé. O fato é que como o site não costuma ter atualizações no final de semana, isso pode ficar até segunda-feira. Depois que vi o nome do autor da matéria, sei que não se trata de um jornalista inxeperiente ou inocente. Ele deve apenas ter sido infeliz na colocação que fez no texto.

O repórter do site colocou uma declaração de Caio Luiz de Carvalho dizendo que não ficaria triste se a abertura da Copa do Mundo for em Brasília. O conteúdo do texto dá a entender que ele já pensa nessa possibilidade.  No entanto, como o site tem espaço para comentário, o próprio Caio escreveu sua versão da história, desmentindo o contexto do que foi publicado.

Confira o que saiu no site e o comentário de Caio Luiz de Carvalho:

Caio Carvalho já admite abertura da Copa em Brasília

Coordenador paulista diz que “não ficará triste se abertura for em Brasília”

O coordenador paulista do Mundial e presidente da SPTurismo, Caio Luiz de Carvalho, admitiu hoje pela primeira vez que Brasília poderá sediar a abertura da Copa 2014. A declaração de Carvalho aconteceu no início da tarde de hoje em evento em São Paulo.
Carvalho, embora tenha ressalvado que “vai lutar para que São Paulo sedie o jogo de abertura da Copa”, não ficará triste se a escolhida for Brasília, cidade onde morou por dez anos.

Trata-se de uma mudança significativa de posição. Carvalho, ex-ministro do Turismo no governo FHC, sempre foi um dos maiores defensores de que a abertura do mundial acontecesse em São Paulo. Chegou a dizer por diversas vezes que a cidade tem a melhor infraestrutura hoteleira e gastronômica e um dos melhores estádios do país, qualidades que colocavam a cidade como a grande favorita.

Em janeiro o governador de São Paulo José Serra definiu como  “certa”  a abertura da Copa em São Paulo.  De acordo com o arquiteto Carlos de La Corte, consultor de estádios do Comitê Organizador da Copa 2014, a definição da cidade que sediará a abertura do mundial só acontecerá em 2011.

A maior polêmica em torno da Copa 2014 aconteceu em relação ao estádio do Morumbi em São Paulo: enquanto dirigentes da Fifa criticavam as condições do estádio, autoridades esportistas e a opinião pública paulista defendia o Cícero Pompeu de Toledo como a arena ideal para sediar o jogo inaugural da Copa.

Cometário de Caio: “Não é correto pinçar uma frase em uma resposta longa dada ao arquiteto do projeto de Brasilia.Disse que a competição não é saudável pois só estimula a FIFA a cobrar mais das cidades sede.São Paulo deve sim fazer a abertura e o Morumbi será o estádio.Mas Brasília e BH tem todo direito de disputar”

5 Respostas

  1. Caro Gabriel Codas,

    Gosto muito do seu blog e sei que você faz parte de uma audiência cativa do Portal da Copa. Porém hoje você colocou um comentário que não concordo. Dizer que o Portal pisou na bola por inserir uma matéria que não o agradou não quer dizer que pisamos na bola. Se você estava lá saberá que o Caio dissea frase que inserimos. Apesar de paulistano sou jornalista e não coloquei palavras na boca de ninguém. Portanto você como bom jornalsta sabe que se o coordenador do comitê disse isso passa a ser notícia.
    Quanto ao comentário postado no site não é do Caio já chequei com a assessoria dele por isso vou tirar do ar.
    Não tomamos partido contra nem a favor do Morumbi, se você olhar o histórico, temos eentrevistas com Ruy Ohtake, com o Caio sempre mostrando os dois lados da coisa.

    Pessoalmente acredito que o Morumbi será a sede paulista da copa, mas cada vez mais me convenço de que a abertura não será aqui.

    Mas infelizmente teremos que esperar até 2011 para saber esta resposta. Antes disso o Morumbi , Estádio de Brasília e o Mineirão terão desperdiçado mais que o necessário para sediar uma copa.

    Estarei sempre a disposição, e fique a vontade para criticar, mas saiba aceitar quando um fato acpntecer que não seja exatamente o que você gostaria.

    P.s. Sei que o Caio não teve a inteção de dizer que a abertura será fora de Sp, mas ele disse.

    • Bom dia Rodrigo,

      De fato eu não estive presente no local do evento. Fiquei sabendo que aconteceria apenas poucas horas antes. E em uma cidade como São Paulo é praticamente impossível se reprogramar. O tema Copa do Mundo de 2014 tem sido meu principal passatempo.

      Agradeço pelo comentário. Entendo o seu ponto de vista como jornalista e justamente por não estar presente no local não tenho como fazer outras analises sobre isso. Só que é comum no jornalismo pinçar apenas uma frase e deixar fora de um contexto. Isso ajuda a dar mais destaque para uma notícia, principalmente quando se está na manchete. Afinal de contas, o papel é usar o que ele disse e não o que ele quis dizer. Pelo que sei do próprio Caio, ele não ficou satisfeito com o que foi publicado.

      Mas, de forma geral, eu até acho a cobertura equilibrada, mas poderia ser mais abrangente e acompanhar os desdobramentos de alguns fatos. Por exemplo, quando fizeram a nota sobre o que saiu no blog do Birner, depois não deram continuidade no assunto. A última entrevista com o Ruy Ohtake achei fraca. Na mesma semana já havia saído no Lance que o projeto já tinha algumas mudanças, como o novo local de estacionamento dos caminhões, área de imprensa no anel superior.. e isso não foi perguntado. Boa parte das perguntas foi para assuntos que já haviam sido rebatidos pelo próprio Ruy e também pelo presidente Juvenal Juvêncio.

      Outra questão é matéria sobre o estádio “sanfona”. Eu entendi o que vocês quiseram dizer com o termo, apesar e achar que não era a palavra ideal. Também não sei se essa foi a palavra usada na apresentação. Um detalhe importante é que a Amesterdam Arena é uma empresa de consultoria e não um escritório de arquitetura.

      De qualquer forma, agradeço pela resposta.

  2. O e-mail é meu sim e da Presidência da SPTURIS.E minha assessoria jamais negaria que esse e-mail é meu.A não ser que desconfiasse de má fé ,o que não é o caso pois é um assunto pequeno demais para se levar adiante.
    O importante é que, como o proprio jornalista colocou “sei que o Caio não quis dizer isso ,mas disse???”.A questão era só ver o contexto todo.
    E numa mesma matéria abaixo no bom site consta:”Coordenador diz que Morumbi está mais próximo da Copa.Portanto…
    Mas nada sério que não possa relevar até por conta de minha posição histórica.
    Grato a abraço a todos

  3. O portal da copa é totalmente tendencioso. Só publicam fatos negativos de São Paulo e do Morumbi. Caro blogueiro, acredito ser inveja da cidade que carrega o país nas costas e do tb do sucesso do principal time do Brasil. Ah, vc viu como ficou a reforma do hospital Albert Enstein? Primeiro mundo. No Brasil inteiro não tem estrutura parecida.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: