Fifa vem ao Rio analisar projetos da Copa-2014 – FSP – 17/8

lgo-fsp-430x50-ffffff (1)

A Folha de S. Paulo desta segunda-feira também destaca a visita da Fifa no Rio de Janeiro para falar sobre os estádios da Copa do Mundo de 2014. A matéria do jornal é um pouco maior do que a publicada no Estadão, mas não traz informações adicionais. Muito pelo contrário, usa dados antigos, que até parecem que são novos.

Um caso claro do que estou falando é a declaração de Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, sobre o Morumbi. Elas foram feitas já faz algum tempo. Da forma posta, parece que ouviram ele para a elaboração do texto.

As informações das últimas semanas, citadas inclusive pela responsável pelo Comitê Organizador Local, dão conta que as alterações do projeto do Morumbi já teriam sido aprovadas. Claro que alguma coisa ainda pode mudar, já que a Fifa é quem decide.
Os pontos citados no texto já eram de conhecimento público e as mudanças no projeto já aconteceram. Faltam apenas algumas definições, como qual dos projetos de estacionamento será feito realmente.

Outra coisa confusa nessa matéria diz respeito à necessidade de fechamento do Morumbi. Se as coisas acontecerem como o clube prevê, isso não será necessário A data citada pela Fifa, para supostamente fechar o estádio, é na verdade a data para que as reformas e obras comecem.
Bom, apesar de todos os poréns, segue a matéria da Folha:

Fifa vem ao Rio analisar projetos da Copa-2014

Entidade mira São Paulo, que deverá abrir Mundial

Ainda sem o aval da Fifa, os responsáveis pelo projeto de reforma do Morumbi para a Copa de 2014 serão sabatinados por especialistas em estádios da entidade mundial.

Sete representantes da federação chegam hoje ao Rio, onde iniciam reuniões internas -a partir de quarta, reúnem-se com responsáveis pelos 12 estádios que serão usados no segundo Mundial no Brasil.

O encontro dura até sexta. Na reunião, os especialistas vão esmiuçar os projetos e poderão vetar alguns detalhes.
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou que “uma das principais discussões com a cidade de São Paulo é sobre o estádio. Necessitamos encontrar uma solução para esse estádio ou para a construção de um novo”, afirmou Valcke.

Os dirigentes do São Paulo terão até o dia 31 de agosto para conseguir a aprovação do Morumbi para a Copa. A data foi fixada em junho pelo COL (Comitê Organizador Local) do Mundial aos representantes do clube, em encontro no Rio.
Os executivos do COL exigiram pelo menos quatro mudanças no projeto atual de reforma do estádio, vetado pela Fifa. A maior alteração será a área ocupada pelos jornalistas, que sairá do anel intermediário do Morumbi e pegará quase 25% do anel da arquibancada.

O COL também exigiu um estacionamento de 3.000 vagas próximo ao estádio (poderá ser construído no subsolo da praça Roberto Gomes Pedrosa).

Outra solicitação é uma área de 85 mil metros quadrados fora do Morumbi para os convidados dos patrocinadores oficiais do evento e para os turistas que usarão os serviços da operadora oficial da Fifa.

Fora isso, é exigência um estacionamento para 60 caminhões de mídia. O São Paulo oferecerá parte da área social, a 200 metros do estádio.

A Fifa quer também fechar o estádio para obras, no máximo, em fevereiro. Os dirigentes do clube já disseram que pretendem fazer a reforma em fases para não interditar a arena.

São Paulo é candidata a receber a abertura do Mundial. Brasília e Belo Horizonte também tentam realizar o jogo simbólico. O Maracanã, que fecha para reforma após o Brasileiro, abrigará a final da Copa. Os dirigentes da Fifa estão satisfeitos com o proposto pelo Rio. Mesmo assim, os especialistas deverão mexer em todos os projetos.

3 Respostas

  1. Agora é a vez do Morumbi mesmo…ou vai ou racha!

  2. O Morumbi virou o estádio “teto de vidro” e quem atira as pedras são aqueles q não tem um. Se o Morumbi fosse publico a história seria diferente…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: