Teixeira e o uso do dinheiro público para 2014

rt e dunga

Na segunda-feira (17) o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, esteve em São Paulo para assinar um contrato de patrocínio com o Grupo Pão de Açúcar. A proximidade da Copa do Mundo de 2010 está atraindo empresas interessadas em ver sua marca vinculada à seleção brasileira.

Bom, mas o assunto do comentário foi a explicação dada pelo presidente para aquela declaração de uso de dinheiro público para estádios. O grande erro ficou na declaração lá de trás, quando ele disse que não haveria recursos “do povo”. Não acompanhava o noticiário do assunto na época, então não lembro o contexto e se uso de recursos de prefeituras e municípios foi questionado.

Era claro que esse prefeituras e governos estaduais colocariam seus recursos, no caso de estádios público. Primeiro porque é um patrimônio da cidade/estado, depois é necessário um mínimo investimento público em estudos, pesquisas, licitações, etc. E claro que só haverá interesse de investidor se houver condições de rentabilidade.

Apesar de entender o papel da imprensa em fiscalizar essas histórias de uso de dinheiro público, acho que elas precisam entender melhor algumas coisas, como a questão do empréstimo do BNDES, que foi visto por muitos como uso de recursos federais. Oras, no caso dos estádios públicos, quem arca com a dívida é estado/prefeitura. Só mesmo os três estádios de clubes que a situação é diferente. Daí, caso eles escolham essa opção de financiamento, a garantia para o pagamento se torna o patrimônio, que no caso de São Paulo, Inter e Atlético-PR, não é pouca coisa.

Bom, notícias sobre esse assunto saíram em diversos jornais. Por isso que não vou publicar trechos dos jornais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: