Fifa faz exigências para a reforma do Morumbi para 2014 – Estadão – 21/8

morumbinoturno

A primeira notícia mais concreta sobre a reunião dos representantes de São Paulo com a Fifa saiu no agora de noite no site do Estadão. Como eu não consegui falar com o Caio Luiz de Carvalho, não sei ao certo que do que foi publicado é uma nova exigência e o que é algo com que o São Paulo já sabia que era necessário para o Morumbi.

Pela resposta que Caio deu ao site do jornal, parece que a exigência da área exigida pela Fifa para hospitalidade aumentou. Antes, estavam destinados 35 mil mentos quadrados de área dentro do clube, agora a Fifa fala em 85 mil metros. Ele prometeu que serão encontradas alternativas.

O prazo para a entrega do projeto mudou, que antes era o dia 31 de agosto, agora é 4 de setembro. Na verdade, muda de uma segunda-feira para uma sexta-feira da mesma semana. O discurso está em linha também com os outros projetos privados, onde os representantes cobram do governo as regras dos jogos, sobre financiamento do BNDES e isenção fiscal.

Sobre a área extra pedida, certamente é uma exigência para a partida de abertura da Copa do Mundo. O São Paulo tinha cedido apenas uma parte do clube, provavelmente agora terá de ceder todo o clube para a entidade. Quem sabe talvez seja necessário também pegar um pouco da área do colégio Porto Seguro.

Como eu não consegui conversar com o Caio, fica difícil fazer uma avaliação. Por exemplo, no caderno de encargos da Fifa, na página 131, diz que a área do centro de hospitalidade comercias e de afiliados comerciais variam de acordo com a tabela abaixo:

Jogo mais importante Afiliados Comerciais Hospitalidade Comercial
Abertura da Copa 20 metros quadrados 27 mil metros quadrados
Final da Copa 35 mil metros quadrados 50 mil metros quadrados
Até semifinal 20 mil metros quadrados 20 mil metros quadrados
Até quartas de final 10 mil metros quadrados 10 mil metros quadrados
Até oitavas de final 8 mil metros quadrados 9 mil metros quadrados
Jogo da equipe da casa 15 mil metros quadrados 20 mil metros quadrados
Jogo da fase de grupo 8 mil metros quadrados 5 mil metros quadrardos

A área citada que é necessária (85 mil metros quadrados) é justamente a que é necessária para a final da Copa do Mundo. Seguindo os padrões do caderno, o clube precisaria de 47 mil metros quadrados para abrir a Copa. Será que a Fifa quer que tenha uma segunda opção para a final?

Bom, vamos ver as outras notícias. Segue a do Estadão:

Fifa faz exigências para a reforma do Morumbi para 2014

RIO – Uma comitiva da Fifa fez uma série de exigências aos responsáveis pelo projeto do Morumbi para a Copa do Mundo de 2014, nesta sexta-feira, durante seminário realizado num hotel do Rio de Janeiro. Especialmente em relação ao setor destinado à imprensa, áreas VIPS e zonas de hospitalidade destinadas aos patrocinadores da Fifa e ao público que vier pela empresa de turismo da entidade internacional.

“Foram apontadas todas as correções que temos de fazer, desde as adequações ao espaço da imprensa até a questão da hospitalidade”, disse Caio Luiz de Carvalho, presidente da São Paulo Turismo (SP Turis) e coordenador do Comitê de São Paulo para o Mundial. “A área que eles exigem (para as zonas de hospitalidade) é de 85 mil metros quadrados. Já temos 35 mil metros quadrados dentro do clube para isso. Vamos arrumar alternativas”, prometeu. 

Até 4 de setembro, o comitê paulista tem de enviar para a Fifa a planta com todas as alterações solicitadas nesta sexta. Carvalho afirmou que as mudanças serão possíveis, mas cobrou que o governo federal “diga rapidamente quais são as regras do jogo do BNDES”, que financiaria a construção ou a reforma dos estádios para a Copa. 

“Precisamos saber o que vai acontecer com os empréstimos do BNDES ao setor privado. Qual o tempo de carência? Garantia real ou evolutiva? Quantos anos para pagar? Isso é fundamental” acrescentou. A reforma do Morumbi, cuja previsão de gasto é de R$ 200 milhões a R$ 250 milhões, será paga pelo São Paulo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: