Fifa dá um mês para SP adequar o Morumbi – Folha – 22/8

lgo-fsp-430x50-ffffff (1)

A matéria da Folha de S. Paulo deste sábado (22) sobre a apresentação de São Paulo para a Fifa tem uma conotação bastante diferente do que saiu no Globo. A publicação paulista mostrou a versão oficial, é claro. Mas alguns aspectos precisam ser analisados.

O coordenador do comitê paulista, e presidente da SP Turismo, Caio Luiz de Carvalho, nega a existência de um plano B. Com o argumento de que a cidade não irá deixar um elefante branco para a população. O interessante é que a Folha cita que dirigentes do São Paulo estiveram na reunião. Será que o Caio falaria lá que tem outro projeto? Se falou, das duas uma… Ou foi por falar, ou os dirigentes são-paulinos sabem disso e negam até a morte. Mas, a uma altura dessa, a Fifa deveria ao menos saber qual é o plano B.

Pelo o que já deu para entender, o que mais está preocupando a Fifa é a área de hospitalidade. O estádio já não teria tanto problema. Isso é interessante, já que as exigências são feitas com base no fato de São Paulo postular a abertura da Copa. Se não for abrir, a situação é mais simples.

A matéria traz ainda algumas informações pouco confusas, como falar do problema do estacionamento. Como  já mostrei aqui, existem dois projetos e a definição sobre o que será feito está por sair.

Segue a matéria da Folha

Fifa dá um mês para SP adequar o Morumbi

Sem plano B para oferecer à Fifa, o governo estadual, a prefeitura da capital e o São Paulo terão “”muita coisa para fazer” para emplacar o Morumbi na Copa do Mundo de 2014.

Os paulistas têm até o próximo mês para apresentar uma série de alterações no projeto do estádio. O prazo foi dado por COL (Comitê Organizador Local) e representantes da Fifa.

Técnicos do governo, da prefeitura e dirigentes do São Paulo foram sabatinados pelos especialistas em estádios da Fifa.
“”Acreditamos no projeto do São Paulo. Por isso, não temos plano B. Não queremos deixar nenhum elefante branco para a população”, disse Caio Luiz de Carvalho, coordenador do comitê paulista, que cobrou do governo a definição das regras do BNDES para o financiamento das obras da Copa.

A sabatina de São Paulo foi a mais longa do seminário promovido pela Fifa com as 12 cidades que abrigarão o Mundial.
A indefinição sobre um estacionamento de 3.000 vagas próximo ao estádio (poderá ser construído no subsolo da praça Roberto Gomes Pedrosa) é um dos pontos polêmicos do projeto proposto para o Morumbi.

A Fifa quer também uma área de 85 mil metros quadrados fora do estádio para os convidados dos patrocinadores oficiais do evento e para os turistas que usarão os serviços de sua operadora oficial. Pede também um estacionamento para 60 caminhões de mídia.

O São Paulo ofereceu parte da sua área social (a 200 metros do estádio), mas o governo e a prefeitura não viabilizaram toda a área exigida pela Fifa.

A área para a imprensa, que tinha sido vetada pela Fifa no primeiro semestre, já foi modificada. Saiu do anel intermediário do Morumbi e pegará quase 25% do anel da arquibancada.

Pelo projeto apresentado ontem, a reforma do Morumbi custará cerca de R$ 250 milhões. A conta será paga pelo São Paulo. O estádio terá capacidade para 62 mil pagantes.

3 Respostas

  1. Gabriel, o São Paulo não deve cair no engodo, estão inventando pelo em ovo para tirá-lo da copa. Devemos reformar o Morumbi conforme as necessidades dos sãopaulinos, e para atender a comunidade sãopaulina, o resto que se dane, se servir amém, senão, as galinhas são um bando de frouxas, nunca construíram nada porque são uns frouxos, bananas, não têm competência para isso, são inéptos, e o governo, tanto o municipal quanto o estadual, não podem construir outro estádio, porque não há como justificar este gasto público, principalmente com o que viraria o Pacaembu?, além de estarem devendo mais de 30 bilhões em precatórios, pois se houver dinheiro para construir um estádio público, primeiro terão de pagar os precatórios. O governo federal, se desembolsar um centavo que seja para construir um estádio, terão de desembolsar mais 11 centavos, um para cada outra sede, logo as galinhas que fiquem no seu puleiro.

  2. Muito bom o site, gostaria de propor uma troca de links como parceiros, meu site é o http://www.futebolforum.co.cc , valeu.

  3. A cidade de São Paulo não merece rememdo. O Morumbi é velho e está cheio de problemas!

    Precisamos de um estádio NOVO!

    O estádio do Morumbi pelo que eu sei já foi construido com dinheiro público. Será que isso já não foi o suficiente?

    Estádio NOVO JÁ!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: