Reforma do estádio do Morumbi para a Copa no Brasil começa – Época SP

Sem muito tempo… segue a matéria da Época SP desta semana

Reforma do estádio do Morumbi para a Copa no Brasil começa

Copa do Mundo no Brasil vai ocorrer em 2014, mas a celeuma em torno dos preparativos está a pleno vapor. O velho Morumbi entrou na disputa para ser o estádio oficial dos jogos na cidade e anunciou planos de reformas. O primeiro projeto, do arquiteto Ruy Ohtake, já sofreu alterações para se adequar às exigências da Fifa. O valor da reforma foi outro ponto questionado pela imprensa. “O Morumbi é privado e reserva-se o direito de não abrir certas informações”, diz Adalberto Baptista, diretor de marketing do São Paulo Futebol Clube, proprietário do estádio. Segundo o executivo, os custos totais previstos para a modernização são de R$ 250 milhões. 

Parcerias com empresas como Coca-ColaVolkswagenVisa já garantiram a verba para a primeira parte, como troca dos assentos, aumento da altura das fileiras inferiores em relação ao gramado e cobertura de toda a área térrea. Parte das arquibancadas virou espaço comercial. O estádio também vai transformar em estabelecimentos comerciais as arquibancadas do lado oposto à entrada. 

Baptista garante que essas mudanças já estavam nos planos de modernização do estádio e não têm relação direta com o Mundial. “A ideia é que o Morumbi se transforme em uma arena multiuso. A previsão é que, no fim deste ano, 8 mil pessoas passem diariamente por aqui.” 

O QUE MAIS MUDA

• A capacidade do projeto original era de 140 mil lugares. No atual, são 80 mil. Com a reforma, serão 68 mil. 

• Cobertura parcial do estádio, a exemplo do Ninho de Pássaro, da Olimpíada de 2008, em Pequim (ainda em estudo). Só essa cobertura custaria R$ 120 milhões. 

• Nova fachada 

• Piso de resina para o corredor em torno do estádio. 

• Memorabilia do SPFC nas paredes internas do entorno do estádio. 

• Cobertura transparente de toda a parte térrea. 

• A altura das fileiras inferiores será de 2,50m, que é uma exigência da Fifa. Atualmente, há nichos com 1,20m e 80cm. 

• Os assentos terão 50cm de eixo a eixo (de uma lateral à outra). 

• Os degraus entre as fileiras terão 90cm. Hoje têm 75cm.

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