Segurança enfraquece Morumbi – FSP – 7/9

Em alguns fóruns da internet essa primeira notícia da Folha foi considerada tendenciosa, de um jornal que quer defender a candidatura do Morumbi. Acontece que o povo que não é de São Paulo não sabe que o que menos a imprensa faz por aqui é defender as coisas daqui.

O comentário que fiz para a notícia anterior vale para esta também. O projeto do Morumbi sofreu alterações e fica até difícil avaliar o que realmente já mudou ou não. Essas exigências de segurança de fato são uma preocupação da Fifa e existe o projeto da Avenida Perimetral, que vai passar por Paraisopolis para ir até a Av. Eliseu de Almeida. Vai ser mais uma via para escoar o trânsito.

Claro que o esquema de segurança tem que ser altíssimo e justamente vejo essa a maior dificuldade. Mas, é evidente que para UM jogo, para um caso isolado, se encontra meios. O projeto do São Paulo prevê que a área interna do clube será uso restrito de altas autoridades e convidados Fifa. Isso talvez até facilite.

O lado bom dessa notícia é que não se fala mais no Morumbi vetado e sim da escolha de Brasília para abrir a Copa, ficando para a capital paulista uma das semifinais.

Segue a notícia:

Segurança enfraquece Morumbi

Para ter abertura do Mundial-14, estádio do São Paulo precisa resolver questões de trânsito e espaço

Fifa considera acesso ao campo conflitivo com esquema de segurança que costuma pôr em prática nos primeiros jogos das Copas

Além da preocupação com cidades que não cumpriram prazos e cuja saúde financeira é colocada em dúvida pela Fifa, o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil, ainda enfrenta problemas para convencer a entidade internacional sobre a viabilidade de usar o Morumbi, estádio do São Paulo, na abertura do torneio.
A arena tem que vencer a resistência dos organizadores quanto à segurança para abrigar a cerimônia de abertura e o primeiro jogo do Mundial, evento que tradicionalmente reúne chefes de Estado do mundo inteiro e personalidades do meio do futebol.
O trânsito complicado nos arredores do estádio, onde há graves gargalos para o fluxo de veículos, preocupa os executivos da Fifa e do COL (Comitê Organizador Local).
Eles acreditam que o trânsito é um empecilho definitivo para o forte esquema de segurança que sempre é montado para a partida inaugural. Além de, claro, dificultar a chegada e a saída dos chefes de Estado esperados para um evento dessa natureza.
Duas cidades concorrem com São Paulo pela primazia de organizar o ato inaugural de um Mundial de futebol 64 anos depois da disputa da primeira competição no país.
Brasília, que promete construir um dos mais modernos estádio do Brasil, com capacidade para 70 mil pessoas, e Belo Horizonte, terra do presidente da CBF, são os adversários da capital paulista.
Por questões de segurança, o estádio de Brasília é considerado o mais viável por executivos da Fifa para abrigar o primeiro jogo do torneio de 2014.
Explica-se: seu entorno tem largas avenidas, o que facilita o acesso de torcedores e autoridades ao campo.
Além da questão da segurança, o Morumbi ainda não conseguiu viabilizar uma área de 85 mil metros quadrados fora do estádio para os convidados dos patrocinadores oficiais do evento e para os turistas que usarão os serviços da operadora oficial da Fifa no Mundial.
O São Paulo, proprietário do estádio, ainda tenta viabilizar uma área de estacionamento e outra exclusiva para os caminhões das emissoras que geram as imagens das partidas.
São Paulo, Belo Horizonte e Brasília prometem inaugurar seus novos estádios até dezembro de 2012, data estipulada pela Fifa para anunciar os locais de disputa da Copa das Confederações, em 2013.
A competição servirá como um ensaio da Fifa para o Mundial. O torneio será realizado um ano antes da abertura da Copa do Mundo.
Caso perca a abertura, o estádio paulista realizaria uma das semifinais, além de outras partidas da competição.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: