Sobre o que falaram hoje do Morumbi

morumbinoturno

Bom, só pelos acessos do site, um altíssimo número de ingressos diretos, já dá para saber que todo mundo veio procurara aqui informações sobre o Morumbi. Depois que tomei conhecimento da matéria, fiz diversos telefonemas. Falei com gente do São Paulo e também com o Caio Luiz de Carvalho, da SP Turismo.

O Caio estava muito ocupado resolvendo uma série de problemas com enchentes lá no Anhembi. O que está chovendo esse ano não é brincadeira.

Independentemente do que foi dito pelo secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, a gente precisa fazer uma avaliação. O primeiro de tudo, será que é ético ele sair falando assim de um projeto específico e de forma tão pejorativa? Ele teria que falar de forma mais genérica dos problemas dos diversos estádios, que as soluções foram sugeridas, que isso e aquilo.

Essa bagunça toda que Valcke (que esteve no Morumbi uma única vez em 2007 e por 20 minutos) gerou fez com que o São Paulo divulgasse parte das mudanças que serão feitas no Morumbi.

Pelo que entendi do documento, vai ser erguido um novo edifício dentro da área do clube (para quem conhece, no acesso do Memorial, Salão Nobre, geral vermelha e edifício garagem) para os vestiários, zona mista, áreas VIP e VVIP, estúdios de TV e etc. Imagino que farão o túnel de acesso ao gramado central,  em nível no centro da geral vermelha.

Vale lembrar que o próprio presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, já disse as obras do entorno precisam ser feitas. Ele até usou o exemplo que não dá para trazer autoridades para o Morumbi na forma atual. Que é, inclusive, uma das reclamações do secretário da Fifa.

Vou lembrar também que primeiro ele disse que o Morumbi não tinha visibilidade nenhuma. Depois ele sugeriu que o estádio fechasse por dois anos e reconheceu que soluções do entorno poderiam ser em áreas privadas e temporárias. Agora o problema vira o entorno.

Como não tenho provas, não povo falar sobre as teorias que tenho. De qualquer forma, segue agora o comunicado oficial do São Paulo com o documento anexo do Comitê Organizador de São Paulo.

COMUNICADO OFICIAL

Em relação à matéria veiculada na edição de 8 de setembro de 2009 do “Globo Esporte” da Rede Globo de Televisão, o São Paulo Futebol Clube vem prestar os seguintes esclarecimentos:

1 – No último dia 4 de setembro, a Candidatura Paulista apresentou uma série de alterações e acréscimos ao Projeto de Reforma do Estádio do Morumbi e Adequações do Entorno para a Copa do Mundo de 2014, conforme as recomendações que foram feitas pela FIFA/COL no Segundo Seminário das Cidades-Sede realizado em 21 de agosto de 2009 no Rio de Janeiro.

2 – O São Paulo Futebol Clube anexa nesta oportunidade o teor do Ofício DPR 153, por meio do qual o Presidente do Comitê Paulista para a Copa de 2014 – Dr. Caio Luis de Carvalho – apresenta detalhes sobre as novas plantas e os outros elementos que foram enviados para FIFA/LOC no último dia 4 de setembro.

3 – Como as alterações foram submetidas à FIFA/LOC, juntamente com os projetos enviados pelas outras onze cidades-sede, somente no final da tarde da última sexta-feira, o São Paulo Futebol Clube acredita que as declarações atribuídas ao Sr. Jerome Valcke conforme veiculadas no Globo Esporte teriam sido feitas sem que o mesmo tivesse tido tempo para conhecer e bem avaliar aspectos fundamentais do Projeto atual do Estádio do Morumbi e do seu entorno.

4 – O São Paulo Futebol Clube está absolutamente seguro de que o Projeto apresentado em 4 de setembro atende sobremaneira todas as exigências oficialmente formuladas pela FIFA/COL, inclusive contando com a alocação de área suficiente em parte da área social do Clube e na nova conformação da Praça Roberto Gomes Pedrosa para acomodação das Vilas de Hospitalidade VIP, VVIP, Parceiros Comerciais e Unidades Móveis de TV.

5 – De toda forma, o Clube reitera sua disposição em atender, em tudo o que estiver ao seu alcance, a todas as novas exigências que vierem a ser formuladas pela FIFA/COL com vistas à realização da Cerimônia de Abertura, Jogo Inaugural e o Congresso da FIFA da Copa do Mundo de 2014 no Estádio do Morumbi

6. – O São Paulo Futebol Clube coloca-se, inclusive, à disposição para que o Sr. Jerome Valcke venha, assim que entender conveniente, visitar a Cidade de São Paulo para conhecer in loco as instalações do Estádio do Morumbi, a área do seu entorno e tudo mais relacionado ao Projeto da Cidade de São Paulo para a Copa do Mundo de 2014.

COMITÊ EXECUTIVO MORUMBI 2014

Adalberto Baptista                              José Francisco C. Manssur

Doc SPTuris1

Doc SPTuris 2

9 Respostas

  1. Voce não tem provas, mas Juca Kfouri as tem:Morumbi-2014 no telhado

    Não foram poucas as notas neste blog que alertaram para os problemas do Morumbi.

    Além das carências óbvias do estádio, anotou-se também que o primeiro projeto de reforma era risível.

    Do mesmo modo, não foram poucas as notas denunciando projetos alternativos dos que sempre aparecem nestas horas para faturar.

    Mas, por absurdo que pareça, cada vez mais fica claro que há um esquema em andamento para que São Paulo construa um novo estádio para a Copa do Mundo.

    Como se São Paulo precisasse!

    E Juvenal Juvêncio se convencerá de que é menos esperto do que imagina e que jamais foi perdoado por Ricardo Teixeira.

    Que dirá não ter nada a ver com a decisão da Fifa…

    • Isso eu já comentei. Falo de coisas mais pesadas. De brigas antigas que não envolvem diretamente o São Paulo..
      É engraçado como associações de moradores ressurgem do nada… É uma briga de muitos interesses. No fim, acho até bom que isso surja. Pq dai a Fifa fica de saia justa na hora que o Sao Paulo comprova o contrário.

  2. Agora eu me pergunto: por que só o Morumbi é citado por esse secretário? Outros estádios não apresentam problemas? A Arena da Baixada, por exemplo, se encontra numa região muito mais difícil em termos de espaço do que o Morumbi.

    Fora que o Maracanã tb apresenta vários problemas e nada é citado… Por que somente o Morumbi é denegrido dessa forma?

    • pq em Curitiba nao há interesses de outros clubes na construçao de outro estádio, nem briga com a cbf, e no maracanã terá dinheiro quase ilimitado pra reforma (algo em torno de R$ 1 bi). Com esse dinheiro dá pra construir uma cidade embaixo do morumbi, dinheiro q a populaçao nao verá nunca mais.

  3. Cara, que se fodam todos. O melhor é mesmo deixaram construir um outro elefante branco em sp, sangrar dinheiro em operaçoes corruptas e dá-lo às franguinhas. Aos contribuintes resta pagar as contas em impostos depois de toda essa lambança. A fifa nao esta respeitando a historia e os costumes brasileiros e esta impondo modelos europeus. E a identidade de nossos estádios, onde vao parar? Pq o morumbi é o estadio mais rentavel dp brasil e ninguem vê isso? Que se fodam a fifa e cbf, copa no morumbi naoquero mais.

  4. Vale dar uma olhada na entrevista do JJ para o blog do Marcello Lima.

    Nela o JJ aparenta estar bastante confiante sobre o Morumbi estar na Copa.

    Em quem acreditar?

  5. Mas o antigo projeto realmente estava ruim, pro São Paulo estádio pra Copa só serve pra agradar membros da Fifa, convidados Vip’s e imprensa. Se esquecem do grande público.

    A visibilidade do anel inferior é horrível, e a distância entre o público e o campo é enorme.

    Pra quê o SP está fazendo aquela pista de atletismo, ela nunca foi usada em uma competição oficial e nem poderá ser, já que quem fica atrás dos gols não vê parte da pista.

    O Morumbi precisa de muita coisa pra se tornar um estádio digno de abertura de Copa do Mundo.

    São coisas simples como reabixar o gramado e aproximar a geral,ou nem precisa rebaixar o gramado,aproxima o segundo anel até a beira do campo e vai melhorar muito.

    Eu sou sãopaulino fanático, não perco um jogo há anos, mas pelo que vi até agora o projeto do São Paulo é realmente muito fraco.

    • Ridículo. O Morumbi é muito bom, sua concepção é essa e não será mudada. A pista de atletismo deve ser mantida. O estádio é grande, por isso a distância. O Maracanã e o Mineirão também têm suas arquibancadas a uma distância razoável do campo e ninguém vê problema nenhum nisso. Por que só o Morumbi?

    • E, outra coisa: as distâncias das arquibancadas do Maracanã e do Mineirão são MAIORES do que as do Morumbi.

      Mas nada se fala sobre estes dois estádios… estranho, não?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: