Fifa coloca o Morumbi em xeque antes de ver projeto – FSP – 9/9

lgo-fsp-430x50-ffffff (1)

Segue agora a matéria maior que saiu na Folha sobre o assunto. Uma leitura que faço de tantas críticas da Fifa é querem fazer que São Paulo desista de querer abrir a Copa do Mundo d 2014. Na minha lógica, o São Paulo e a cidade, desistindo dessa intenção, as críticas “desapareceriam”.  

Segue a matéria da Folha. Não vou ficar colocando tudo todas as outras matérias dos jornais para não ficar repetitivo.

Fifa coloca o Morumbi em xeque antes de ver projeto

Cartola da entidade diz, de novo, que arena não pode ter abertura da Copa-2014

São Paulo fez ajustes no plano para o estádio e os enviou recentemente à Fifa e ao comitê do Mundial, que ainda não analisaram dados

EDUARDO ARRUDA
DO PAINEL FC
RODRIGO MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A Fifa voltou a questionar a capacidade de o Morumbi ser sede da abertura da Copa-2014. Essa posição foi externada sem que sequer fossem analisadas as modificações no projeto de reforma do estádio, feitas recentemente pelo São Paulo.

O secretário-geral Jérôme Valcke, que já criticara a arena paulista anteriormente, afirmou, segundo a TV Globo, que ela não tem condições de receber o primeiro jogo do Mundial. As informações foram dadas na África do Sul, onde o dirigente concedeu entrevista coletiva.

O problema apontado pela Fifa é a falta de espaço no entorno do Morumbi para instalar estruturas necessárias para partidas de abertura e semifinal da competição. A Globo diz que o cartola pedirá ao governo federal e estadual a construção de nova arena em São Paulo.

Desde a escolha das 12 sedes da competição, Valcke vem fazendo críticas ao estádio.

Só que sua posição expressa ontem à emissora de TV ocorre antes de ele analisar ajustes recentes feitos pelo São Paulo no seu projeto para o Morumbi.

Após os primeiros ataques aos planos para o estádio, o São Paulo contratou o escritório de arquitetura alemão GMP, que trabalhou em estádios da Copa da Alemanha e da África do Sul.

O clube enviou o novo projeto à entidade e ao COL (Comitê Organizador Local) da Copa de 2014 na última sexta-feira. Nenhum dos dois pôde ainda verificar as modificações nos planos até agora. Ou seja, Valcke viu apenas o planejamento anterior, entregue em fevereiro.

“Eles pedem 30 dias [para mostrar o projeto]. Isso foi postado na sexta-feira para a Fifa e para o COL. Tivemos o final de semana e o feriado. Então, não deu tempo de chegar. Como é que ele fala uma coisa dessas [que São Paulo deve ter outro estádio] se ele não viu o nosso?”, questiona o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio.

Nessa data, foram encaminhadas 27 plantas atualizadas do Morumbi e respostas a questionamentos da Fifa feitos ao São Paulo em agosto. Ainda foi detalhado o funcionamento de locais para receber patrocinadores e autoridades.

“Reafirmamos a disposição da cidade de São Paulo em atender às exigências da Fifa, como já vem ocorrendo”, afirmou a assessoria do Comitê Executivo de São Paulo para a Copa-2014, em nota.

Mas a verdade é que o COL, mesmo antes de analisar o projeto, julga difícil que a adaptação do projeto do Morumbi seja suficiente para receber a abertura da segunda Copa no Brasil.

Isso não excluiria, porém, o estádio do Mundial, se a cidade mantiver a arena como sua principal opção. O COL considera possível que o Morumbi seja utilizado para receber uma semifinal da competição, ao contrário de Valcke, que descarta jogos importantes nele.

10 Respostas

  1. Vai ser difícil essa abertura ser aqui. Querem levar pra Brasilia, BH e de quebrar o Lula e o PT inteiro querem construir um estádio pro Corinthians.

    Agora, não consigo entender (ou não quero enxergar) o pq do envolvimento de gente da FIFA nessa depreciação do que o SP está fazendo… É triste!

    Mas, pelo que vejo do Juvenal, quanto mais dizem “não” ele diz e faz “sim”. A abertura pode não ser aqui mas, ele vai vender isso caro… bem caro! hehe

    []’s

    • Se o Lula realmente quisesse outro estádio para SP, não teria ido pessoalmente ao Morumbi apoiá-lo. Ele sabe que o time do coração dele não teria competência para tal empreitada.

      Segundo o secretario-palhaço, o Morumbi, mesmo gastando R$ 250 milhões e com a ajuda da experiente GMP, não serveria para NENHUM jogo da Copa! Não é só abertura não!

      Fala sério!!!!

    • São interesses financeiros. E o Jerome não tem um bom histórico

  2. Olá Gabriel

    Você sabe se foi a GLOBO que foi atrás desse secretário, ou foi ele que “chamou” a imprensa para esta “declaração” estúpida?

    Será que a GLOBO também não sabia que, o NOVO projeto tinha sido entregue na última sexta-feira, dentro do prazo combinado? Porque ele não deu a entrevista ANTES então?

    Cara, isto é um plano maquiavélico contra o Morumbi 2014!

    • Pelo que entendi, aconteceu uma coletiva na África do Sul para tratar de assuntos da Copa de 2010. Dai levantaram a qustão. Para mim, o reporter da Globo não sabia da alteração do projeto. Ele é correspondente da Globo la, mas deveria estar a par.

    • O repórter da Globo poderia não estar a par do novo projeto. Mas o Núcleo de Jornalismo aqui do Brasil deveria.

      Acho muito estranho a Globo ter feito todo esse estardalhaço. E olha que o Bonner é o editor-chefe do JN e é São Paulino.

      • Isso Guilhermo. Ele deveria ser pautado. Mas, as vezes ele só perguntou do Brasil e ele acabou falando tudo o que queria.

        Ah, o Boner não estava ontem n JN. Acho que tá de férias, sei lá.

  3. A única coisa que vi de POSITIVO nas declarações deste secretário é que ajudaram o projeto do Morumbi. Pense que, se ele não tivesse falado nada até agora, o projeto do japa seria o escolhido. E que projeto horrível!
    E, depois de muita pressão, o SPFC fechou com a GMP. Só temos a ganhar com tudo isso!

  4. O Bonner deveria é demitir estes jornalistas por divulgar algo sem antes conhecer o assunto!

  5. Ainda continuam com uma pista “fake”, que não serve pra competições. Por essa incompetência é que pagam esses micos na FIFA.
    Quais são os argumentos para o SPFC criar uma pista oficial, se para isso eles terão que reduzir o tamanho do campo ?!?!?!?! E vocês chamam isso de competência?? Juro que não entendo!!!!
    Estádio particular, com pista de atletismo OFICIAL, tem que cobrar alguel para que possam ser usada… quem irá pagar??????

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: