Mais polêmica

Bom, passei mais alguns dias fora de São Paulo. Quando volto, vejo que a história das críticas ao Morumbi voltou. E de novo por meio da mesma pessoa da Fifa. Isso está cada vez mais estranho.

É de se estranhar porque o secretário-geral da Fifa volta e meia aparece com uma crítica diferente ao projeto do Morumbi. Na verdade, a que ele fez nesta semana é praticamente a mesma que ele fez antes de confirmares as sedes: de que o Morumbi não teria como ter capacidade para mais de 60 mil torcedores.

Apesar de não gostar muito da forma que as vezes o presidente do São Paulo responde às algum as contestações, acho que dessa vez, o fato dele repetir o discurso das outras vezes exatamente com as mesma palavras é uma resposta à altura de quem fica repetindo as críticas.

O fato é que o Jerome Valcke disse que não assina em baixo do projeto do Morumbi, o que não quer dizer necessariamente que ele será reprovado. Ele é um nome importante na Fifa, mas não é quem decide tudo. O projeto pode ser aprovado contra a vontade dele, mas, é claro que o ideal seria ter o apoio dele.

Não resta muito mais o que comentar, especular, ou fazer. Acho, que agora basta só esperar a reunião da próxima semana do comitê executivo da Fifa para ver o que vai acontecer. As autoridades de São Paulo reafirmaram que não vão botar dinheiro para construção de outro estádio e que não existe um plano B. Basta saber se isso será mantido após um eventual veto.

Existem alguns detalhes que precisam ser destacados. Com um veto ao Morumbi, a cidade e o estado de São Paulo teriam pouquíssimo tempo hábil para preparar um projeto, escolher o terreno, fazer um edital, abrir concorrência e depois iniciar as obras antes de março de 2010. É o tipo da obra que só teria como ser feita sem licitação, em caráter emergencial. Confio nas autoridades paulistas e espero que eles não caiam nessa pressão. A Copa precisa da cidade de São Paulo.

Outro fato a destacar é sobre a discussão do BNDES financiar obras dos estádios particulares. Nos últimos dias surgiu a informação que os clubes teriam de pegar um empréstimo com um valor muito acima dos estádios públicos. No entanto, na segunda-feira, em evento que contou com a presença do BNDES e do ministro dos Esportes, o presidente Juvenal Juvêncio disse a taxa de juros será de 1,8% com TJLP +1% ao ano, que dá cerca de 8% ao ano. Sendo que são três anos de carência, com mais dez anos para pagamento.

Agora, só nos resta esperar.

15 Respostas

  1. É muito nojento toda essa campanha que está acontecendo por parte desse Secretário.

    Antes a capacidade era de 60 mil no mínimo, agora falam que é de 65 mil. Antes o Morumbi não teria condições pelo seu entorno, agora não tem condições por sua capacidade.

    Antes não seria bom para sediar nenhum jogo, agora serve para “jogos menores”, como se existissem jogos menores em uma Copa do Mundo.

    Realmente tem muita podridão por trás e ainda bem que os governantes de São Paulo são de outro naipe, senão essa campanha contrária já teria surtido efeito. A destacar as declarações de Gilberto Kassab que o estádio de São Paulo na Copa é o Morumbi.

    • É Fajopa. Se o Morumbi tem tantos problemas como os apontados toda hora pelo Jerome Valcke, não era mais fácil vetar ele logo de cara? Dizer não queremos, não será o Morumbi, achamos os estádio feio.. ou qualquer outra coisa?
      O que complica é ficar tendo encontro a cada tanto tempo para toda hora aparecer uma coisa nova. Isso cheira o que eu comentei, forçar um veto em cima da hora para obrigar a gastança de dinheiro público sem passar por licitações, licenciamento etc.

      Agora, é esperar para ver o que acontece. Vale destacar que até mesmo a Arena Palestra Itália tá indo pro saco. Os conselheiros do Palmeiras estudam a substituição da WTorre. Se for o caso, quero muito ver uma Copa do Mundo sem São Paulo.

  2. O próprio Jerome Valcke disse que o Morumbi só serve para jogos da primeira fase. Então o projeto será aprovado.
    Mas é muito estranho tamanho esforço deste secretário em querer um novo estádio para São Paulo. Além da total falta de ética em criticar uma sede publicamente pela imprensa, sem utilizar os meios adequados para isso. E os outros estádios não tem problemas? Quais serão as verdadeiras intenções deste secretário e quem seriam os beneficiados?

  3. O Sâo Paulo deveria sim, explicar, colocar tudo na mesa, falar quais foram as exigências, etc e tc…. e o que foi mudado pra resolver, ou seja, explicar o projeto detalhadamente pra imprensa e autoridades brasileiras. Fica nessa chatice… todo dia tem uma coisa…. Evidente q está na cara q querem beneficar alguém ou algumas pessoas ou alguma ou algumas instituições com essa polêmica toda. Pura pressão. E ai, Brasil é Brasil e tudo pode acontecer, infelizmente. Só falta agora o cara da FIFA falar q o Morumbi não pode ser o estádio de SP pra copa pq um certo time não joga mais lá…

  4. Galera, ta na cara tudo isso. Vão forçar a desistencia, não vier vão vetar mesmo. Assim irão construir um estádio sem licitação em carater de urgencia. Ai entra a turma de Kia, MSI. Ja tem jornalista afirmando que eles tem ja uma parceria com o PT para a entrada de dinheiro do russo. Veja que o corinthians esse ano contratou jogadores com salários absurdos e esse time sem estádio tem uma divida gigantesca, ja adiantou todos os valores de patrocinadores e de TV. É incompativel os numeros do curinthians para justificar suas contratações, o dinheiro está vindo da MSI e ninguem mais da imprensa fala. O estádio será construido e doado ao corinthians. Os torcedores desse timinho estão fazendo pressão com dizeres “é inaceitavel colocar dinheiro publico em estadio particular” horas, todos nós concordamos com isso, mas a real inteção não é a preocupação com o dinheiro publico e sim de tirar o estádio Morumbi da copa, para depois gastar DINHEIRO PUBLICO em um novo estádio e doa-lo para o corinthians. Todu armado, só não sei se valeria a penas bricar e se desgastar tanto com essa bandidagem que está na CBF e na FIFA.

  5. Que bom q nós já temos 11 estádios e cidades no Brasil totalmente prontos com todas as exigências da FIFA para a copa do mundo!

    ¬¬

  6. Esse francês FDP mexeu com o clube errado, se pensava que iríamos desistir com facilidades depois das críticas pode ficar esperando, na história do São Paulo já mostrou iisso muitas vezes, agora não vai ser diferente, contra tudo e contra todos.
    Há um forum sobre o morumbi nesse link, há muitas informações e debates sobre o tema, entrem lá e defendam o morumbi, abs !!!!
    http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=902900&page=85

  7. É briga de cachorro grande! Algumas vezes eu também fico um pouco contrariado com algumas declarações do Juvenal, más durante todo esse processo ele tem se mostrado um grande Presidente. Parabéns ao Juvenal por segurar toda essa onda. O estádio do Morumbi pode não ser o estádio ideal para a abertura, más a cidade de São Paulo é perfeita. Na verdade, o abacaxi está na mão da FIFA e não do SPFC. Mesmo que a abertura não seja no Morumbi, o estádio irá sediar jogos da primeira fase e quem sabe não pinta um jogo das oitavas e tal. O mais importante, é que o Morumbi do SPFC entrará para uma nova fase de sua história.

    • Amigo, depende do projeto, aquilo que foi apresentado pelo Ruy Ohtake era ridículo, nem valeria a pena gastar 300 milhões naquilo, acho que o JJ está mal na condução desse processo, errou demais, errou na contratação de um arquiteto que nunca fez uma arena esportiva, errou no projeto em si, errou ao tratar a o projeto como sendo apenas do clube e não da cidade, na minha opinião foi de uma incompetencia ímpar, pelo menos agora parece que está tomando juízo, tomara Deus que dê tempo de arrumar o estrago, pois o morumbi tem condições de ser o melhor estádio do Brasil com uma reforma ousada e criativa, é só ver o projeto do beira-rio que custará apenas 120 milhões.

    • Ricardoni,

      Ruy Ohtake hoje é um nome muitíssimo respeitado da arquitetura brasileira. Possuir uma edificação com essa “marca” valerá ainda muito mais no futuro próximo. Com relação ao Juvenal, ele é um homem muito experiente e sabe jogar esse tipo de jogo pesado. O Juvenal foi claro ao dizer que quando foi enviado o penúltimo projeto para a Fifa, o SPFC tentou empurrar as alterações da forma que fosse mais conveniente ao SPFC e não a FIFA. Isso é normal, pois haveria outra chance mais a frente de corrigir o que fosse necessário. É isso exatamente o que aconteceu. Isso é natural em um processo como esse. Você joga em busca daquilo que lhe favorece. Caso isso não seja possível, você recua e segue aquilo que estão lhe impondo. O Juvenal não é um cara perfeito e pode até perder essa batalha. De qualquer forma, eu aposto nele. Com relação ao Inter, não há motivo para a Fifa criar caso com eles, pois eles não são moeda de troca nesse caso. O cara da FIFA está agindo dessa forma para ganhar vantagem ou favores durante o processo mais adiante. É sabido que o SPFC e a cidade de São Paulo querem muito a abertura da copa, e fariam qualquer coisa para tê-la. Sendo assim, as cartas estão colocadas sobre a mesa. Essas caras da FIFA são velhacos profissionais e jogam bem esse tipo de jogo. O trunfo do Morumbi é a cidade de São Paulo. Enquanto não existir um outro grupo privado em SP interessado em investir na construção de um novo estádio, não há o que temer. O pior que pode acontecer é o Murumbi ficar com jogos menos importantes (Fase 1). O governo federal não vai entrar nisso o colocar 500 milhões de reais somente para que a abertura seja em SP. Caso o Morumbi não consiga se qualificar para a abertura, outra cidade como Brasilia, BH ou até o Rio pode fazer sem problema. O Murumbi já esta´qualificado para a COPA…

  8. Será que ninguém consegue uma entrevista com o Juiz americano, que condenou a FIFA em 90 milhões de dólares devido a desonestidade deste senhor Jerome Valck? Sem dúvida a justiça americana iria se pronunciar sobre este caso, sabemos como nos estados unidos a justiça defende a honestidade seja em qual for a parte do mundo. Alguém vá atraz deste juiz, alguém vá atraz dos executivos da Mastercard nos EUA, para exporem o que aconteceu. Precisamos desmascarar este nongrato Jerome Valck

  9. Queria saber onde encontrar este cara…

  10. Acabei de ler uma nota na parte de esportes da Folha de hoje que diz o seguinte: Pessoas próximas ao presidente da CBF afirmam que ele ficou surpreso com a reclamação do SPFC diante das criticas da FIFA ao Morumbi na última segunda-feira (21/09/09). O presidente da CBF esperava que o SPFC estivesse feliz e satisfeito em saber que o Morumbi estava qualificado para a primeira fase da copa …….A abertura da copa e outros jogos importantes, é uma outra história…….

    Isso é bastante lógico, a FIFA não irá vender barato a abertura da copa. Uma vez que a grande final já está praticamente com o Rio. A abertura da copa e outros jogos importantes serão negociados. Quem quiser ter esses jogos importantes, terá que comer na mão da FIFA……É esse o jogo, o resto é lenda!

  11. Claro que há interesses escusos nessa implicância da FIFA com o morumbi, mas deixar de lado as críticas ao projeto que foi apresentado pelo clube é cegueira, ninguém precisa entender muito de arquitetura para ver isso, pegue alguns projetos apresentados para a copa e compare ao do morumbi, não dá, parece coisa de criança, só como exemplo podemos pegar a cobertura sugerida pelo Ruy Ohtake, não há nada parecido no mundo com aquilo, pois é uma cúpula ao invés de uma cobertura normal de estádio, procurei algo parecido e não achei, e o pior, o custo dessa cobertura cúpula (120 milhões) é quase o dobro dessas convencionais usados nos melhores estádios do mundo, tanto que o próprio clube mencionou que com a nova cobertura analisada o custo dela será bem menor, provavelmente entre 70 e 80 milhões, até nisso o primeiro projeto é horrível, talvez o FDP da FIFA esteja fazendo um favor para nós ao criticar o projeto, pois assim dará tempo de mudar a tempo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: