LANCENET! desvenda projeto do Morumbi-14 – Lancenet – 28/9

plantaprediomorumbi

Bom, já faz algum tempo que sabemos que o Morumbi terá um edifício de apoio anexo. O site do Lance divulgou nesta segunda-feira mais detalhes (são três matérias)

Confira:

LANCENET! desvenda projeto do Morumbi-14

Em prédio anexado ao estádio é que o São Paulo pretende cumprir várias obrigações de caderno

Um dos documentos mais cobiçados da preparação brasileira para sediar a Copa do Mundo de 2014 começa a ser decifrado nesta segunda-feira pelo LANCENET! A reportagem teve acesso, com exclusividade, ao projeto enviado pelo São Paulo e o Governo do Estado à Fifa, para que o Morumbi receba a partida de abertura do Mundial.

Desde que o país foi confirmado como sede, o estádio é o principal alvo de polêmicas e críticas do francês Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa. Ao longo do mês de setembro, o clube garante ter resolvido as irregularidades apontadas. Na 16 das 28 páginas que compõem o projeto, assinado em parceria pelo arquiteto Ruy Ohtake e o escritório alemão GMP, encontra-se uma das principais novidades. O prédio, sugestão dos alemães, que será construído anexado ao Morumbi, atrás dos setores vermelho e amarelo. Nele, o São Paulo espera alocar várias das obrigações contidas no caderno de encargos da Fifa e ressaltadas pelo secretário. A área total do edifício terá 21 mil metros quadrados e seu custo estimado é de cerca de R$ 20 milhões.


Durante o Mundial, os sete andares receberão aspectos essenciais do caderno de encargos da entidade: o Stadium Media Center (SMC), espaço da imprensa, ocupará quatro andares. Haverá também os camarotes destinados a autoridades e convidados (VIPs e VVIPs, os mais importantes), sempre com acesso às respectivas tribunas.

Em resumo, o setor vermelho do Morumbi, durante um mês, será praticamente todo dedicado a jornalistas e celebridades.

– Os “very VIPs” ficarão no meio das cativas vermelhas, no melhor lugar do estádio. A princípio, são quase 200 lugares, cercados por VIPs de parceiros comerciais. A Fifa pode pedir mais lugares, nós arrumamos – explica o diretor-jurídico do São Paulo, e um dos coordenadores do projeto, José Francisco Manssur.

Uma das reclamações da Fifa era de que os jornalistas demorariam cerca de nove minutos para chegar à zona mista e à sala de entrevistas coletivas. No projeto reformulado, o Tricolor afirma que o trajeto é feito em aproximadamente um minuto, já que dois elevadores ligam os três andares da imprensa ao subsolo, onde haverá o contato com os jogadores. O projeto prevê vagas para 411 carros e 554 demais veículos, relacionados a integrantes do evento (delegações, autoridades e convidados).

Veja planta de prédio para Morumbi-2014

Projeto do prédio anexo ao Morumbi que o LANCENET! teve acesso

Subsolo
A entrada das delegações será feita pelo novo prédio. Abaixo do nível do campo, ficarão ainda a área para zona mista e a nova sala para coletivas de imprensa. Segundo dirigentes, o acesso dos jornalistas ao local poderá ser
feito em menos de um minuto. Há ainda estúdios e depósitos.

1º andar
O pavimento terá camarotes para convidados VIPs, além de áreas livres, identificadas na cor cinza no projeto, para que a Fifa possa utilizar de acordo com suas necessidades. O acesso dos carros aos camarotes VIPs também será feito neste piso, pela Rua Laudo Natel.

2º andar
Será o andar administrativo durante a Copa do Mundo. Toda a área está reservada para escritórios da Fifa, além de camarotes (chamados “lounge” no projeto), onde ficarão autoridades da entidade. Neste nível, hoje, encontra-se o Memorial, que será totalmente destruído.

3º andar
É um dos espaços mais importantes, onde ficarão os chamados VVIPs (Very VIP), as mais importantes autoridades, como o presidente da Fifa, Joseph Blatter. Internamente, há os camarotes dos VVIPs, além de acessos às tribunas de honra, que ficarão nas atuais cativas vermelhas.

4º andar
Primeiro pavimento do Stadium Media Center (SMC). Terá acesso direto às atuais arquibancadas Visa, onde ficarão os jornalistas em 2014. É ligado à área dos caminhões de TV (capacidade para 32) e à entrada principal da imprensa. A área total deste andar é de 3,23 mil metros quadrados.

5º andar
Área total de 1,675 mil metros quadrados. Estará nivelado ao topo do edifício-
garagem já existente, que ficará ao lado e terá 28 vagas para os VVIPs. O hall das autoridades ficará no novo prédio, porém, sem acesso dos jornalistas, para que não sejam abordados nos dias das partidas.

6º andar
Assim como o andar inferior, não tem acesso direto às cabines da imprensa. Também servirá para que os veículos de comunicação tenham suas redações móveis. O acesso será feito por dois elevadores. Primeiro nível do prédio que está acima do edifício-garagem localizado ao lado.

7º andar
Último andar do novo prédio, tem acesso às cabines localizadas nas arquibancadas. No total, o SMC terá capacidade para 480 comentaristas, 100 fotógrafos, 375 observadores e 2 mil repórteres. Serão quatro estúdios de oito
metros quadrados, e oito de apresentação de programas de TV.

Morumbi terá ‘novo’ prédio após a Copa


Clube prepara alterações definitivas no estádio

O novo prédio sugerido pela GMP, responsável por cinco estádios, se somadas as Copas da Alemanha, em 2006, e da África do Sul, em 2010, agradou à direção do São Paulo pelo leque de possibilidades que se abre para depois do Mundial de 2014.

O departamento de marketing vê a obra com forte potencial de captação de recursos, necessários também para o pagamento do empréstimo do BNDES. Após a competição, todo conteúdo interno será retirado.

A imprensa, por exemplo, voltará a ocupar uma área com menor demanda. Durante a Copa, os jornalistas serão posicionados onde, hoje, estão as arquibancadas com cadeiras tricolores, no setor Visa. Também não será preciso abrigar tantos camarotes para autoridades nem escritórios da Fifa. O clube já negocia para que um hotel e um centro de convenções sejam construídos dentro do edifício de sete andares.

Por outro lado, algumas modificações do projeto enviado à Fifa serão mantidas após a competição. Os ônibus com as delegações das equipes, por exemplo, não entrarão
mais pelo portão principal. Entrarão pela Avenida Giovanni Gronchi, por debaixo do novo prédio.

Outra mudança importante diz respeito aos vestiários, que também irão para o centro do gramado. Cada um terá 352 metros quadrados, cercados por salas de técnicos, áreas de aquecimento e vestiários dos árbitros. De lá, os atletas terão acesso ao túnel que os levará, juntos, para o gramado. Após a Copa, um dos vestiários será dividido em dois para que o Tricolor tenha um maior.

6 Respostas

  1. Gabriel, não sei se vc leu essa materia: http://oglobo.globo.com/esportes/mat/2009/09/27/secretario-da-fifa-critica-estadio-do-morumbi-se-preocupa-com-aeroportos-para-copa-2014-767806506.asp
    Bem explicativa do que realmente vai acontecer com o Morumbi (nada de abertura- so jogos usuais da copa)…

  2. Ops….naum vi que vc tinha acabado de postar! :-/

    • Rs. A Fifa amenizou criticas. Na minha visão, tá tentando jogar a bola pra cidade de SP. Ela escolhe se quer ou não abrir a Copa.. podendo vetar ou manter o Morumbi. Mas, o proprio Valcke fala que se o SP fizer o que a Fifa quer, ele pode ter a abertura.

  3. Que beleza de projeto, mal posso esperar para ver isso pronto para a Copa do Mundo. Espero q agora a FIFA fique satisfeita com esse projeto.

  4. Esse Jerome Valcke é são paulino de carteirinha, acho que por baixo do terno usa a camisa do maior do mundo, daqui o pouco estádio vai estar pronto para final da copa, cada cassetada dele o projeto melhora, só falta aproximar a arquibancada térrea do campo de jogo.

  5. tem que nconstruir uma arena nova e decente pra copa … fazer a abertura, semifinal… uma cidade com a grandeza de SP nao pode ficar a mercê do SPFC não… e além do mais .. quando começou a candidatura do Brasil… diziam que em SP não haveria investimento público , aí aceitou o morumbi, agora que as coisas andaram.. vêm com esta balela de BNDES… safadeza.. se for pra ter dh público que se construa algo novo… pq praticamente será quase o mesmo valor…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: