Painel FC – Folha de S. Paulo – 1/10

Vou colocar aqui a coluna Painel FC desta quinta-feira. E em azul vou colocar alguns comentários.

O articulador

O São Paulo contratou Gabriel Galipolo, que trabalha com o palmeirense Luiz Gonzaga Belluzzo, para articular o planejamento financeiro da reforma do Morumbi. Galipolo tem profundo conhecimento do BNDES e trabalha para que o São Paulo tenha condições melhores de pagamento no empréstimo que pretende tomar -de R$ 150 milhões. A ideia é que, em vez de pagar o empréstimo em dez anos, com três de carência, esse prazo seja de 20 anos. Ou ao menos de 15 anos, como no caso de empréstimos para hotéis.

Vale lembrar que o Belluzzo é o economista altamente qualificado que inclusive já foi cotado para ser presidente do Banco Central. Ele tem um escritório e presta trabalhos. Contratar alguém que é especialista no assunto é muito importante.


Garantia. O São Paulo espera que a garantia para tomar seu empréstimo do BNDES venha das receitas dos camarotes do Morumbi. Pelas contas do clube, o estádio fechou com superavit de R$ 11 milhões no ano passado. Pelas contas? Isso consta no balanço…auditado e publicado.

Lá e cá. Ontem, na exposição sobre os trabalhos do comitê paulista para a Copa-14, os dirigentes se esforçaram para comparar as situações do Morumbi e do Estádio Olímpico de Berlim, que abrigou a final da Copa-06. A diferença, porém, é que Berlim não foi colocada na parede pela Fifa. Estive lá e ele disse que tiveram muitos problemas, principalmente com questões de patrimônio histórico, etc.

Conformado. Ruy Ohtake, arquiteto do criticado projeto inicial do Morumbi, disse que o São Paulo agiu bem ao contratar o escritório GMP. “Eles têm mais experiência com essas coisas de Fifa”, disse. É… acho que o Ruy ficou de certa forma aliviado em ter “se livrado” de segurar a bucha. Quando entram especialistas em ação, a tendência é que as críticas diminuam.

Sem saber. Cartolas do comitê paulista desdenharam da possibilidade de o Pacaembu ser utilizado na Copa-14. Dizem que as informações chegaram desencontradas ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, anteontem, no Rio. E foi isso que aconteceu de fato. Já que o Pacaembu ainda nem teve o projeto aprovado na prefeitura.

Rival. O Mineirão se tornou alvo dos cartolas paulistas. Dizem que o governo de MG terá problemas para fazer a reforma porque o projeto engloba área do governo federal. O Adalberto Batista foi enfático, disse que não queria falar de outras sedes. Mas só citou o exemplo da área do Mineirão. Não teve essa intenção de ataque que parece no jornal.

3 Respostas

  1. Post perfeito!
    Inclusive a Folha não publicou a declaração do representante da GMP garantindo que os projetos feitos por sua empresa são 100% aprovados pela FIFA.
    Fico com uma dúvida: o Morumbi será fechado? Acho que este é um pontio que o SPFC se coloca inflexível e a “dona” da Copa vê com preocupação!

    • O Ralf Amann, da GMP, falou que teve um dos estádios de 2006 na Alemanha que eles fizerama reforma que não precisou fechar e que tem como fazer isso no Morumbi

  2. Ótimo post!
    É sempre prudente “interpretar” o que a mídia pretende dizer ao escrever sobre algum assunto. O “Painel” é muito legal, mas comete falhas gritantes, como aquela vez em que constou que a drenagem do Morumbi era “computadorizada” acusando o clube de “desliga-la” num jogo entre Santos e Palmeiras. Pode?
    Outro fato a comentar é pressa com que projetos e maquetes são apresentadas como definitivas. No caso do estádio P. M. de Carvalho, que é tombado pelo PH como ampliar sua capacidade sem demolir o ginásio e a quadra de tênis? Como contruir um estacionamento subterrâneo se, sob o estádio, passa um rio e a área da praça contém um piscinão, o qual resolveu o problema de enchentes em toda a região.
    Desenhar é fácil, não é mesmo?

    Abraço

    Figueira

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: