Exigências da Fifa para Copa são exageradas, diz José Serra – Estadão – 8/10

Os dias estão sem muitas novidades sobre a reforma do Morumbi. Parece que tão sonhada trégua necessária para ser fazer um bom trabalho chegou. Claro que vamos esperar. Sempre pode surgir uma notícia de última hora. Pelo menos, o Valcke já prometeu que não fala mais sobre o Morumbi…

Saiu faz pouco tempo uma matéria no site do Estadão de um encontro do governador de São Paulo, José Serra, e o presidente da África do Sul, Jacob Zuma. Em declaração após a rápida reunião, Serra disse que ambos concordam que as exigências que a Fifa faz para os países organizadores de uma Copa são exageradas.

Neste caso, Serra fala de uma série de pontos, como o custeio da hospedagem de centenas de integrantes indicados pela Fifa. O governador também foi perguntado sobre o projeto do Morumbi. Ele respondeu que está confiante que o estádio receberá a abertura da Copa do Mundo.

Confira a matéria do Estadão.

Exigências da Fifa para Copa são exageradas, diz José Serra

Governador de São Paulo considera um exagero a obrigação de que o país-sede custeie a hospedagem

SÃO PAULO – O governador de São Paulo, José Serra, classificou, nesta quinta-feira, como “exageradas” as exigências da Fifa para os países escolhidos para sediar uma Copa do Mundo. O Mundial foi tema da conversa de meia hora entre Serra e o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. O país africano vai receber a Copa em 2010. O Brasil será sede em 2014.

“Nós concordamos que a Fifa tem feito exigências exageradas, na África do Sul e no Brasil”, afirmou o governador, após o encontro. “A cada Copa aumentam os requerimentos.” Serra deu como exemplo de exagero a obrigação de que o país-sede custeie a hospedagem de “centenas de integrantes” indicados pela entidade. “É uma série de exigências desproporcionais.”

A Fifa já criticou publicamente o projeto de reforma do Estádio do Morumbi, apresentado pelo São Paulo para receber jogos da Copa do Mundo de 2014. E apesar das declarações de Joseph Blatter, presidente da entidade, e do secretário-geral Jerome Valcke, Serra acredita que o estádio do São Paulo será palco da abertura da Copa. “Estou confiante”, afirmou.

Serra presenteou o presidente sul-africano com uma camiseta azul do Palmeiras, time do governador, e uma bola de futebol ecológica azul e branca.

17 Respostas

  1. Achei uma reportagem q vc pode colocar aqui no blog:

    Alemã SBP projeta coberturas de quatro estádios brasileiros para a Copa do Mundo de 2014

    http://www.piniweb.com.br/construcao/tecnologia-materiais/alema-sbp-projeta-coberturas-de-quatro-estadios-brasileiros-para-a-153627-1.asp

  2. Gabriel, essa notícia que vc deu me deixou muito preocupado :

    “Pelo menos, o Valcke já prometeu que não fala mais sobre o Morumbi…”

    É exatamento Valcke que mais está ajudando a melhorar o projeto, o cara é muito bom, cada cassetada dele o projeto melhorar e não é pouca coisa, se não fosse o iluminado secretário da FIFA estaríamos com aquele projeto horrível e primário do Rui Ohtake, viva Valcke !!!!!!!!

  3. O jogo esta virando… Serra com essa declaração, junto com um presidente de um país “pobre”, coloca a FIFA na fogueira, denunciando o caráter elitista da “dona do futebol”.

  4. Huummm, não confio em uma só palavra desse governador. Faz jogo de cena, pois na hora em que as críticas foram lançadas pelos Srs. Blatter e Valcke, ficou quietinho. Por que não fez defesa do Morumbi na hora? E mesmo neste texto, não defendeu o Morumbi, pois criticou as exigências de recepção dos apaniguados da FIFA, e não as exigências descabidas em relação ao estádio.

    Não sejamos ingênuos. Serra é candidato a presidente, as empreiteiras financiam campanhas eleitorais. Tem muita gente torcendo para que, na hora H, o Morumbi seja vetado e Serra apareça para anunciar que o estado de SP fará o “sacrifício” de bancar a construção de um novo estádio, que será, antes das eleiçoes, prometido para o Corinthians, ganhando mais votos. Cada vez que alguém da FIFA fala sobre o Morumbi, os donos de empreiteiras, alguns membros do governo estadual, alguns jornalistas venais e a diretoria do Corinthians esfregam as mãos de contentamento. Não se iludam. A luta será dura até o fim!

  5. Serra de olho nas eleições presidenciais !

    • O vampirão do Serra não é flor que se cheiro, até agora desses nomes apresentados (Serra, Dilma, Ciro, Marina, Aécio) para serem presidentes nenhum me agrada, tá faltando alguém empreendedor, algum empresário como Abilio Diniz, Eike Batista e Antonio Ermirio de Moraes, esses sim seriam grandes nomes.

      • Vc deve estar de brincadeira ao falar do Eike Batista. Pesquise um pouco a vida do pai desse cara antes de sugerir algo assim.

  6. Novidade das boas sobre a famigerada pista de atletismo, o projeto da fonte nova foi mudado e um dos motivos é a pista que lá na fonte nova também existia, por isso desistiram de reformar o estádio e vão demolí-lo por completo, para as pessoas que acham que esse assunto não é importante, eis a matéria que saiu hoje sobre o novo estádio da fonte nova, lembrando apenas de mais uma coisa, o Morumbi é o único estadio da copa com o torcedor longe do campo de jogo, o ÚNICO.

    Arena Salvador, o estádio da Copa
    Geometria oval e abertura sul do Fonte Nova permanecem no atual projeto

    Para participar das maiores competições esportivas do mundo, o governo baiano optou pela demolição total do Estádio Octávio Mangabeira, localizado às margens do Dique de Tororó.
    Outra peculiaridade da Arena Salvador é que foi o único projeto da Copa escolhido por concurso público. A parceria Setepla-Schulitz superou seis escritórios na seleção realizada ano passado pelo governo baiano. Segundo Duwe, arquiteto da Setepla à frente do projeto, a ideia original era manter a estrutura do anel inferior e o centro olímpico do estádio, concepção que não se sustentou após a primeira reunião com a Fifa. “Em janeiro (2009), o primeiro questionamento da Fifa foi sobre a manutenção da pista de atletismo”, diz.
    Os planos do comitê baiano para 2014 incluem a participação na Copa das Confederações de 2013 e nas quartas de final do Mundial. A arena terá 50 mil lugares, o suficiente para receber os dois eventos. Serão três anéis de arquibancada. O primeiro com geometria retangular e fileiras bem próximas do campo. Os anéis superiores terão formato oval e abrigarão os camarotes Vip, as tribunas de honra e as cabines de imprensa.
    A cobertura do estádio tem sua estrutura baseada em uma “roda de bicicleta”: um sistema de raios metálicos tensionados e anéis de compressão, fechados por membranas translúcidas de PTFE. A forma da estrutura, afirma Duwe, remete ao berimbau, instrumento musical importante na história cultura da cidade. Já o efeito ondulado e a translucidez lembram o litoral de Salvador.

  7. Ricadoni, nada a ver. As arquibancadas do morumbi sao mais proximas que as arquibancadas do Maracanã. A diferença é a geral. Mas como maior parte do publico fica é nas arquibancadas, dá pra se dizer que o publico no morumbi, na sua maioria, fica mais perto do campo que no maracana.

    • Michael, o Ricadoni está certo, hoje não existe mais geral tanto do maracanã que transformou sua geral em arquibancada térrea, como no morumbi, também acho fundamental prolongar o anel térreo do morumbi até próximo ao campo, porque das sedes da copa o morumbi será o único onde os torcedores ficarão afastados, temos que mudar isso já.

  8. Gabriel, essa notícia de salvador é interessante e bate com que muita gente diz sobre essa pista de atletismo de araque.

    “Segundo Duwe, arquiteto da Setepla à frente do projeto, a ideia original era manter a estrutura do anel inferior e o centro olímpico do estádio, concepção que não se sustentou após a primeira reunião com a Fifa. “Em janeiro (2009), o primeiro questionamento da Fifa foi sobre a manutenção da pista de atletismo”, diz.”

  9. O blog acabou????

  10. o blog ainda vive ou não temos mais noticias sobre o morumbi? =P
    tah td tao parado q chega a dar medo…

  11. o blog morreu? sdds daki!

  12. Gabriel, vc anda sumido… Ta tudo bem?
    Não te vi mais la no Skyscrapercity, Twitter, ou mesmo aqui no blog com novos posts.

    Alguma novidade de bastidores?

    Abraços

  13. Sem novidades por enquanto??

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: