Tentando voltar

Desde o dia da apresentação do novo projeto do Morumbi, o primeiro com a GMP, passei a ficar um pouco mais afastado do blog. A minha impressão na época era de que estava tudo resolvido. Que tudo daria certo. Além disso, o meu trabalho passou a consumir muito tempo e deixei o blog de lado.

Outro ponto é que toda notícia do Morumbi começava me deixar irritado. Mesmo sem atualizar o site via todo o discurso que o Morumbi estava aprovado, mas sempre notícias de bastidores de que ele seria vetado.

Na minha opinião, aconteceu que a Fifa passou a exigir muita coisa do Morumbi sabendo que o estádio ficaria muito caro e que o São Paulo não teria condições de fazer. Com isso, ou o São Paulo teria que ou fazer uma loucura, ou desistir… Foi mais ou menos o que aconteceu. O SPFC apresentou outro projeto. Era tudo que o COL, CBF e Fifa queriam para vetar o Morumbi.

A grande surpresa para mim veio após o veto. Eu imaginei que os políticos entrariam com o discurso: “Bom, sem o Estado de São Paulo não pode abrir mão da Copa. A construção de um novo estádio se pagará com o turismo gerado na cidade depois da Copa…etc”.  Só que os políticos mantiveram suas posições.

Agora, que já faz praticamente um mês que o Morumbi foi descartado da Copa, parece que surge um movimento para que o estádio volte. Ainda acho bastante pouco provável. Só tenho certeza que um estádio em Pirituba não tem condições de ficar pronto até 2014.

Hoje (quinta 8/7) o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, disse os prazos estão curtos. Que a cidade de São Paulo precisa definir o que irá fazer para 2014. Isso é uma clara pressão para que se faça um novo estádio. No entanto, a cada nova declaração de político contrária a isso, fica mais inviável começar um novo estádio. Ainda mais em ano de eleição.

Nos próximos posts vou colocar algumas das notícias de destaque de quinta-feira. Agora, com o lançamento da Copa de 2014, tende a ter mais notícias do estádio de São Paulo, que pode ser o Morumbi ou não.

Deixe uma resposta

